O Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico pretende capacitar profissionais para planear, executar e gerir atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção.
O contexto atual do setor da saúde exige, dos profissionais que nele operam, o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes capazes de responder à necessidade de mudança do paradigma do seu modelo de disponibilização de cuidados, condicionada por vários fatores dos quais se destacam o envelhecimento populacional, a maior preferência do bem saúde em relação a outros bens e os fatores socioeconómicos e culturais. Decorrentes desta mudança, os desafios que hoje se colocam a todos os profissionais, nas diversas áreas, são imensos, colocando ao seu exercício profissional um repto maior. Os secretários clínicos desempenham um papel fundamental na imagem da instituição que representam, pois é com este profissional que o cliente estabelece o primeiro contacto. Deles também se exigem, para além de competências administrativas, outras relacionadas com a gestão, a informática, a literacia e a legislação em saúde, assentes num código de conduta e na proteção de dados.
São atividades principais do Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico:
a) Colaborar na prestação de serviços de qualidade contribuindo para a melhoria contínua da organização;
b) Propor e implementar medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e as melhores práticas;
c) Planear a execução, de modo independente, as atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção;
d) Registar dados clínicos e outros nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde;
e) Prestar ao cliente e à equipa multiprofissional uma colaboração responsável e assertiva, adaptada à condição de saúde da pessoa, ao contexto e ao serviço;
f) Desenvolver atividades de secretariado clínico de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa;
g) Prestar um atendimento fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa,
h) Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados;
i) Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático;
j) Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e os clientes;
k) Colaborar nos procedimentos de gestão de recursos humanos;
l) Colaborar na gestão contabilística da organização.
NOTA: O CTeSP em Secretariado Clínico terá em funcionamento, desde que reunidas as condições mínimas, uma turma nas instalações da ESSVA (Vila Nova de Famalicão) e outra nas instalações da ESTeSTS(Gandra - Paredes).
Registo DGES: R/Cr 60.2/2020
Confere diploma de técnico superior profissional
Podem candidatar-se a um CTeSP: - Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; - Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa; - Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional. As condições específicas para concorrer a cada curso técnico superior profissional são fixadas pelas respetivas instituições de ensino superior, em função da área em que o curso se insere. Os concursos são realizados por cada instituição de ensino superior.
O Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico está capacitado para um trabalho interdisciplinar na área da saúde. Durante a formação, o estudante desenvolve um conjunto de habilidades e competências em secretariado clínico, em comunicação, na utilização de sistemas de informação específicos dos contextos clínicos que lhe permite exercer funções em instituições de saúde distintas, ao nível dos cuidados de saúde primários ou diferenciados, públicos ou privados, nomeadamente, centros de saúde/unidades de saúde familiares, hospitais, unidades de cuidados paliativos, unidades de cuidados continuados, clínicas de saúde, lares, centros sociais, entre outros.
Português
Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão
2/A
2 anos - 4 semestres - 120 ECTS
D
Tempo integral
CARLA MARIA PIRES SILVA GUERREIRO
(*) A = Ano(s), S = Semestre(s)
(**) D = Diurno, N = Noturno
Unidade curricular | Área científica | Regimea) | Horasb) | ECTS | Obs.c) | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T | TP | PL | P | OT | TC | E | S | O | |||||
Desenvolvimento pessoal | 1º/S | - | 30 | - | - | - | - | - | - | - | 3 | ||
Fundamentos de secretariado clínico | 1º/S | 10 | 50 | - | - | - | - | - | - | - | 6 | ||
Humanização do atendimento em saúde | 1º/S | 9 | - | - | 21 | - | - | - | - | - | 3 | ||
Língua Inglesa | 1º/S | - | 40 | - | - | - | - | - | - | - | 4 | ||
Organização e gestão em saúde | 1º/S | 12 | - | - | 58 | - | - | - | - | - | 6 | ||
Terminologia em saúde | 1º/S | 15 | - | - | 15 | - | - | - | - | - | 4 | ||
Ética profissional | 1º/S | - | 30 | - | - | - | - | - | - | - | 3 | ||
Assessoria e técnicas de secretariado clínico | 2º/S | 10 | 50 | - | - | - | - | - | - | - | 6 | ||
Comportamento organizacional | 2º/S | - | 30 | - | - | - | - | - | - | - | 3 | ||
Gestão de Recursos Humanos | 2º/S | 10 | - | - | 30 | - | - | - | - | - | 5 | ||
Higiene e segurança no trabalho | 2º/S | - | 30 | - | - | - | - | - | - | - | 3 | ||
Logística em saúde | 2º/S | 12 | - | - | 28 | - | - | - | - | - | 4 | ||
Noções gerais de metodologia científica | 2º/S | - | 40 | - | - | - | - | - | - | - | 4 | ||
Políticas, sistemas e serviços de saúde | 2º/S | 12 | 48 | - | - | - | - | - | - | - | 6 |
Unidade curricular | Área científica | Regimea) | Horasb) | ECTS | Obs.c) | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T | TP | PL | P | OT | TC | E | S | O | |||||
Literacia em saúde e multimorbilidades | 1º/S | 10 | - | - | 20 | - | - | - | - | - | 4 | ||
Noções de Contabilidade | 1º/S | 10 | - | - | 30 | - | - | - | - | - | 4 | ||
Primeiros socorros | 1º/S | - | - | - | 30 | - | - | - | - | - | 3 | ||
Sistemas informáticos de registo e referenciação | 1º/S | 12 | - | - | 48 | - | - | - | - | - | 6 | ||
Subsistemas de saúde, acordos e comparticipações | 1º/S | 30 | - | - | 60 | - | - | - | - | - | 7 | ||
Tecnologias de informação e comunicação em saúde | 1º/S | 10 | - | - | 50 | - | - | - | - | - | 6 | ||
Estágio | A | 10 | - | - | - | - | - | 700 | - | - | 30 |
A: Anual; S: Semestral
T: Teóricas; TP: Teórico-práticas; P: Práticas; PL: Práticas-laboratoriais; S: Seminário; E: Estágio; OT: Orientação tutória; O: Outras
o) Opcional
Para informações adicionais por favor contacte o nosso Gabinete de Ingresso:
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R/Cr 60.2/2020 de 27-05-2024