A CESPU é uma Instituição privada, sem fins lucrativos, que tutela administrativamente dois estabelecimentos de ensino superior particular e cooperativo:
Foi constituída em 27/08/82, tendo como objetivos a criação de estabelecimentos de ensino superior, universitário e politécnico, e a promoção da investigação científica e sua extensão universitária.
Originalmente sediada na Rua São Roque da Lameira, 439, no Porto, passou em 1995 as suas instalações para Gandra - Paredes, onde atualmente se mantém. Iniciou atividade com um estabelecimento de ensino, o Instituto Superior de Ciências Dentárias - Porto, e a lecionar apenas um curso, a licenciatura em Medicina Dentária. Gradualmente foi-se alargando o leque de oferta de cursos o que originou, em 1993, a alteração da denominação para Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte.
Uma vez que o interesse e a procura de profissionais técnicos na área da saúde se acentuava, a CESPU criou os alicerces necessários para a criação de duas escolas de Ensino Superior Politécnico, as quais iniciaram atividade no ano letivo 1997/98.
Mais tarde, durante o ano letivo de 1999/2000, foi criado o Instituto Politécnico de Saúde do Norte, entidade que passou a tutelar as duas escolas superiores de saúde já existentes. Para além da sua riqueza de Recursos Humanos, a CESPU possui um elevado património a nível de equipamentos e instalações para as diferentes áreas de ensino.
A CESPU tem como Missão criar e difundir conhecimento na área das ciências da saúde, fornecendo aos seus estudantes uma formação sólida e consistente dotando-os de espirito crítico e criativo, dando-lhes condições adequadas ao nível dos recursos para desenvolvimento das atividades de Investigação & Desenvolvimento e potenciando a proximidade destes com a comunidade, tornando-os uma mais valia no ambiente global em que atuamos.
• Integridade / Ética
Os colaboradores da CESPU colocam a sociedade e o interesse público no centro da sua atuação e regem-se por elevados padrões éticos;
• Competência, eficácia e eficiência
A CESPU tem colaboradores altamente qualificados nas suas diferentes áreas. O seu modelo de gestão, organização interna e processos estão alinhados com as melhores práticas;
• Independência
A CESPU possui independência funcional, institucional, pessoal e financeira, condição fundamental para que possa cumprir a sua missão. A independência pressupõe um mandato claro, a impossibilidade de solicitar ou receber instruções de entidades terceiras, a proteção do estatuto dos membros dos órgãos de decisão e a independência financeira;
• Criatividade / Inovação / Reconhecimento
A CESPU reconhece e fomenta a criatividade, a inovação, valorizando o trabalho dos seus docentes, investigadores, estudantes e trabalhadores não docentes.
• Transparência e responsabilidade
A CESPU, no respeito das suas obrigações presta contas em Assembleia Geral aos seus cooperantes sobre o que faz, por que faz e como faz;
• Espírito de equipa / Valorização das pessoas
Os colaboradores da CESPU atuam num espírito de entreajuda e de partilha do conhecimento, com lealdade e transparência;
• Responsabilidade social
A CESPU atua com sentido de responsabilidade social, assumindo-se como um elemento ativo na sociedade e meio envolvente.
A CESPU pretende ser uma das instituições de referência no ensino privado das ciências da saúde em Portugal. Para isso desenvolverá a sua atividade centrada numa política de qualidade e exigência, captando jovens promissores nacionais e internacionais, proporcionando aos estudantes, docentes, funcionários e comunidade tecnologia de ponta e infraestruturas modernas.
Profundamente consciente da necessidade de diversificação e consolidação das estratégias inerentes à sua Missão decidiu diferenciar-se das demais instituições de ensino através da Qualidade. Foi assim que em Dezembro de 2006 auferiu o grau de certificada pela empresa LUSAENOR, sendo desta forma pioneira na área do ensino superior privado em termos de Sistema de Gestão da Qualidade.
O objetivo da CESPU é a melhoria contínua do seu processo de ensino. Para tal, nos processos esboçados quer para o Ensino Universitário quer para o Politécnico, existem procedimentos definidos - desde o planeamento da atividade letiva até à avaliação da satisfação das diferentes partes interessadas - os stakeholders - incluindo também os que englobam a alocação dos recursos materiais e humanos necessários para o alcance daqueles objetivos.
Manual da qualidade1 Mbytes
A sua opinião é importante para nós. Utilize o Livro de Reclamações Eletrónico para qualquer elogio, sugestão ou reclamação que nos queira fazer.
Avenida Central de Gandra, 1317 | 4585-116 Gandra PRD | Portugal | Telefone: +351 224 157 100 (chamada para a rede fixa nacional) | info@cespu.pt