Provas de Agregação do Doutor José Manuel da Silva Mendes
Realizam-se, na sala 2002, no Campus Universitário de Gandra, a 15 de janeiro de 2025, as Provas de Agregação, na Área de Ciências Biomédicas, do Doutor José Manuel da Silva Mendes.
Constituição do júri das provas: /agregacao-provas-publicas
As provas decorrem nos seguintes moldes:
1.ª sessão às 10.30 horas
Apreciação e discussão do Currículo Académico, Profissional, Científico e Pedagógico do candidato e do Relatório da Unidade Curricular “Investigação em Fadiga de Materiais Dentários”;
2.ª sessão às 15.00 horas
Apreciação e discussão da Lição intitulada ”Laboratório de Investigação em Reabilitação Oral e Prostodontia (LIROP)” .
III CICLO "Nursebinars Critical Care" - ESSVA - 24 setembro, 20 novembro 2024 e 7 janeiro 2025
FELIZ NATAL 2024
BOM ANO NOVO 2025
Nuno Lima, docente do IPSN-CESPU conclui provas públicas para atribuição Título de Enfermeiro Especialista em Ciências Veterinárias
Cerimónia de entrega diplomas aos formandos da segunda formação do Projeto PALOP EXPERTSAÚDE, decorreu na CESPU, no dia 11 de dezembro .
PROVAS PÚBLICAS / MESTRADO IUCS
MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE E NEUROPSICOLOGIA
Pelo presente torna-se público que no próximo dia 13 e 20 de dezembro, terão lugar as Provas Públicas de discussão da dissertação requeridas pelos/as candidatos/as abaixo indicados/as:
13 DEZEMBRO
10H00
Ana da Conceição Ferraz Teixeira
Discussão de dissertação subordinada ao tema "Avaliação das Experiências Traumáticas Perinatais: A perspetiva dos companheiros de parto e validação do questionário de acontecimentos perinatais".
20 DEZEMBRO
09H00
Ana Rita Moreira da Rocha
Discussão de dissertação subordinada ao tema “Efeitos dermatológicos resultantes do tratamento oncológico - implicações na qualidade de vida”.
Madeline Michèle Durant Alford
Discussão de dissertação subordinada ao tema "Galloping" towards Neurocognitive Stimulation: Equine Assisted Therapy for Dementia in Memory Workshop"
11H00
Ana Maria Veloso Martins
Discussão de dissertação subordinada ao tema "Eficácia e Desafios da Implementação de Programas Multidisciplinares de Reabilitação Cardiovascular- Análise das Perceções dos Profissionais de Saúde".
Beatriz Conceição Duarte de Almeida
Discussão de dissertação subordinada ao tema "Tomada de Decisão em Pacientes com Lesão Encefálica Adquirida".
14H00
Guilherme Domingues Aroso
Discussão de dissertação subordinada ao tema "Ansiedade e Depressão após Síndrome CoronáriaAguda."
Diego Alain Caputo
Discussão de dissertação subordinada ao tema “Inventory of Sensory, Emotional, and Cognitive Reserve (SECri): Translation, Adaptation, and Validation for the French Population”
A Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa (IPSN - CESPU), abre candidaturas para o novo Mestrado Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
A Saúde Mental é mais do que ausência de doença. É um estado de bem-estar geral em que os indivíduos reconhecem as suas próprias capacidades, gerem o stresse, trabalham de forma produtiva e contribuem para a comunidade (OMS, 2020). É por isso, um direito humano básico. Dada a complexidade crescente das necessidades em cuidados de saúde mental, centrados nas transições vivenciadas pela pessoa ao longo do ciclo vital, inserida na família e comunidade, os enfermeiros de saúde mental estão na vanguarda desta missão. Os seus conhecimentos e competências são essenciais para a criação de sistemas de cuidados de saúde responsivos e centrados na pessoa (International Council of Nurses, 2021). A promoção da saúde mental e prevenção da doença, ao longo do ciclo vital, em especial na infância e adolescência, são fundamentais bem como a resposta às transições da pessoa e família perante a doença mental, promovendo a continuidade de cuidados entre os diversos contextos existentes.
O Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica insere-se no plano de formação avançada da Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa, e dá resposta à necessidade de formação de enfermeiros especialistas e mestres em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.
Neste ciclo de estudos, o estudante pode optar entre três percursos: um percurso que tem como referência o plano formativo da Ordem dos Enfermeiros (Ordem dos Enfermeiros, 2018), pelo que possibilita a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista, aos enfermeiros que detenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional, para além do grau de mestre; os outros percursos têm, comparativamente, um âmbito mais académico para a obtenção do grau de mestre, podendo o estudante selecionar a realização de dissertação ou trabalho de projeto. Podem optar por estes dois últimos percursos, os enfermeiros que não pretendam obter o título profissional de Enfermeiro Especialista nesta área de ciclo de estudos, mas pretendam obter o grau de mestre.
As candidaturas encontram-se abertas até 19 de dezembro.
Os editais podem ser consultados em: /ensino/candidaturas/candidaturas/mestrado/
CESPU comemorou o seu 42º aniversário com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, 15 de novembro de 2024, Centro Cultural de Paredes