As doenças metabólicas representam uma das maiores causas de morbilidade a nível mundial.
A Fisioterapia Dermatofuncional tem ao seu alcance ferramentas, recursos e conhecimentos que podem ser verdadeiros "game changers" no tratamento destas patologias.
Não perca a oportunidade de participar numa aula aberta e gratuita, com um renomado especialista internacional da área da Fisioterapia Dermatofuncional, autor de livros e artigos, que leciona em diversas entidades de Ensino Superior.
Para validar a sua inscrição deve preencher a ficha e indicar-nos o seu número da Ordem dos Fisioterapeutas.
Data: 7 de fevereiro de 2025
Local: Campus Académico de Famalicão
As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas em: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/81229?lang=pt
O Curso Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico lecionado no Instituto Politécnico de Saúde do Norte - CESPU, está a organizar as III um ciclo de conferências que pretende servir de mote à Comemoração do "Dia do/a Secretário/a".
O evento irá realizar-se no próximo dia 9 de fevereiro, no auditório do edifício II do Campus Universitário de Gandra e abordará as seguintes temáticas:
a) A profissão de secretário/a - competências, desafios e constrangimentos;
b) O atendimento de utentes estrangeiros”;
c) A intervenção/contributo do/a secretário/a clínico/a no sistema de gestão da qualidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas AQUI
Data limite de inscrição: 8 de fevereiro
O programa pode ser consultado no documento em anexo.
A 2.ª edição dos Seminários de Estética, Saúde e Bem-Estar irá realizar-se no dia 29 de janeiro, presencialmente, no Campus Universitário de Gandra.
Local: Auditório 2 (sala 2002)
Horário: 9h30-13h00
Inscrições (gratuitas e obrigatórias) até dia 27 de janeiro através do link:
https://inqueritos-projetos.cespu.pt/index.php/98931?lang=pt
Pelo presente torna-se público que no dia 24 de janeiro terão lugar as Provas Públicas de discussão das dissertações requeridas pelos/as candidatos/as abaixo indicados:
Andrea Valeria Rentería Ruiz
24 de janeiro | 14:00
Discussão de dissertação subordinada ao tema: "Nanoparticles with antibacterial compounds in combination with photodynamic therapy in endodontic treatment: A new strategy for bacterial control?"
Alessandra Camila Merejildo Luna
24 de janeiro | 17:00
Discussão de dissertação subordinada ao tema: "Zirconia-based CAD/CAM crowns: additive VS subtractive manufacturing."
Mais informações nos Editais em anexo.
A direcção do Departamento de Ciências Dentárias do IUCS-CESPU, convida toda a comunidade académica a assitir às Provas Públicas de Defesa de Dissertação, conducente à obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária, no dia e hora acima referidas, na sala 1215 do Edifício 1, no Campus Universitário de Gandra.
JOSÉ MANUEL MENDES,
docente no Departamento de Ciências Dentárias do Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU, prestou no passado dia 15 de janeiro, Provas Públicas de Agregação no Ramo de Ciências Biomédicas.
A discussão do Currículo Académico, Profissional, Científico e Pedagógico decorreu da parte da manhã e à tarde foi proferida a lição intitulada ”Laboratório de Investigação em Reabilitação Oral e Prostodontia (LIROP)".
O Júri foi presidido pelo Doutor José Alberto Duarte (IUCS-CESPU), e constituído pelos Doutores João Carlos Sampaio Fernandes (FMD/UP), Helena Figueiral (FMD/UP), Fernando Guerra (FM/UC), José Amarante (IUCS-CESPU) e Teresa Pinho (IUCS-CESPU).
Ao Doutor José Manuel Mendes a CESPU apresenta as maiores felicitações por mais este sucesso académico!
Evento "À Conversa com..." reúniu especialistas e estudantes de Fisioterapia na ESTeSTS; O evento realizou-se a 17 de dezembro de 2024.
Evento marca apresentação do Projeto de Saúde Mental e Bem-Estar para estudantes de Saúde no Campus Gandra – CESPU, 10 dezembro 2024
Candidatura Aprovada – Formação Modular CESPU Formação
Este projeto tem como objetivo melhorar as competências socioprofissionais aliada a uma progressão laboral de ativos, tendo por base a transição digital e transição verde em 15 áreas de formação distintas.
O apoio financeiro deste projeto é assegurado 85% por parte da união europeia e o restante do valor pelos os fundos nacionais, sendo o período de execução entre 06/01/2025 e 30/06/2027.
IPSN-CESPU realizou o 1º Congresso Internacional de Inovação e Bem-Estar na Saúde, nos dias 27 e 28 novembro de 2024
A Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa (IPSN - CESPU), abre candidaturas para o novo Mestrado Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
A Saúde Mental é mais do que ausência de doença. É um estado de bem-estar geral em que os indivíduos reconhecem as suas próprias capacidades, gerem o stresse, trabalham de forma produtiva e contribuem para a comunidade (OMS, 2020). É por isso, um direito humano básico. Dada a complexidade crescente das necessidades em cuidados de saúde mental, centrados nas transições vivenciadas pela pessoa ao longo do ciclo vital, inserida na família e comunidade, os enfermeiros de saúde mental estão na vanguarda desta missão. Os seus conhecimentos e competências são essenciais para a criação de sistemas de cuidados de saúde responsivos e centrados na pessoa (International Council of Nurses, 2021). A promoção da saúde mental e prevenção da doença, ao longo do ciclo vital, em especial na infância e adolescência, são fundamentais bem como a resposta às transições da pessoa e família perante a doença mental, promovendo a continuidade de cuidados entre os diversos contextos existentes.
O Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica insere-se no plano de formação avançada da Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa, e dá resposta à necessidade de formação de enfermeiros especialistas e mestres em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.
Neste ciclo de estudos, o estudante pode optar entre três percursos: um percurso que tem como referência o plano formativo da Ordem dos Enfermeiros (Ordem dos Enfermeiros, 2018), pelo que possibilita a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista, aos enfermeiros que detenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional, para além do grau de mestre; os outros percursos têm, comparativamente, um âmbito mais académico para a obtenção do grau de mestre, podendo o estudante selecionar a realização de dissertação ou trabalho de projeto. Podem optar por estes dois últimos percursos, os enfermeiros que não pretendam obter o título profissional de Enfermeiro Especialista nesta área de ciclo de estudos, mas pretendam obter o grau de mestre.
As candidaturas encontram-se abertas até 19 de dezembro.
Os editais podem ser consultados em: /ensino/candidaturas/candidaturas/mestrado/
CESPU comemorou o seu 42º aniversário com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, 15 de novembro de 2024, Centro Cultural de Paredes
Vai ser lançado no mês de julho de 2024 o Projeto Pedagogia XXI, que tem como objetivo promover a inovação e a excelência no Ensino Superior. O Projeto Pedagogia XXI insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior, visando a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica. Este projeto resulta da criação de um consórcio inovador que reúne 25 Instituições privadas de Ensino Superior de Norte a Sul de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.
Com um enfoque na construção de respostas aos desafios atuais do Ensino Superior, este projeto integra um amplo conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos/as docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos/as estudantes e o bem-estar na relação pedagógica.
O consórcio partilha a visão estratégica relacionada com a relevância da criação de uma comunidade de aprendizagem focada na inovação pedagógica, no diálogo, partilha e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. O objetivo último do Projeto Pedagogia XXI consubstancia-se na criação de um Centro de Excelência e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, que apoie o desenvolvimento de sinergias entre as diferentes instituições e fomente a criação de espaços de aprendizagem interativos, colaborativos e flexíveis, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
Foi já criada a imagem do Projeto Pedagogia XXI, no âmbito de um concurso aberto aos/às estudantes das Instituições do Ensino Superior do consórcio. Foi escolhida a imagem construída pelo estudante Hugo Daniel Ferreira Mendes, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto, que irá representar o projeto, integrando nos elementos imagéticos, novos formatos de aprendizagem dentro e fora dos livros e edifícios, bem como processos de co-construção, retratando o âmbito do Projeto Pedagogia XXI.
O projeto termina no dia 30 de junho de 2026, a CESPU tem um apoio financeiro no valor de 78 696,00€.
Instituições participantes do consórcio:
Instituição Líder:
Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura-Ensino e Investigação Científica)
Copromotores:
IPSN – Instituto Politécnico de Saúde do Norte e IUCS – Instituto Universitário de Ciências da Saúde;
Instituto Superior de Serviço Social do Porto;
ATLÂNTICA – Instituto Universitário e ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica;
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti ;
Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny ;
Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa;
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo;
Escola Superior de Tecnologias de Fafe e Escola Superior de Educação de Fafe;
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte; Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul; Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu; Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada e Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu;
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto;
ISAVE – Instituto Superior de Saúde,
UMAIA – Universidade da Maia e IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia;
ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo;
Escola Superior de Saúde de Santa Maria.