Os órgãos académicos e de gestão coordenam as diversas atividades do Instituto de modo a imprimir-lhes unidade, continuidade e eficiência de acordo com as linhas de orientação definidas pela entidade instituidora no respeito pelos princípios consagrados na legislação em vigor.
Professor Doutor António Manuel de Almeida-Dias
Professora Doutora Maria Raquel Soares Pacheco Esteves
Professora Doutora Clarisse Maria de Sousa Magalhães
O Conselho Académico do IPSN é o órgão do Instituto responsável pela coordenação das atividades científicas, pedagógicas e de investigação das unidades orgânicas, congregando as atividades e deliberações dos respetivos Conselhos Técnico-Científicos e Pedagógicos.
Professor Doutor António Manuel de Almeida-Dias
Professora Doutora Maria Raquel Soares Pacheco Esteves
Professora Doutora Clarisse Maria de Sousa Magalhães
Professora Doutora Sónia Marisa Rodrigues Machado
Professora Doutora Maria Gabriela Mendes da Rocha Brochado
Professora Doutora Isabel Maria Batista Araújo
Professora Doutora Maria Begoña Criado Alonso
O Conselho Pedagógico é o órgão que estuda e aprecia as orientações, métodos, atos e resultados das atividades de ensino e aprendizagem, no sentido de ser garantido o bom funcionamento dos cursos ministrados em cada uma das escolas.
Nesse âmbito, o Conselho Pedagógico pronuncia-se: sobre os objetivos e conteúdos programáticos das unidades curriculares, sobre as metodologias de ensino adotadas, sobre os processos de avaliação, e sobre a criação de novos cursos (entre outras matérias).
O número de membros do Conselho Pedagógico é igual ao dobro do número de cursos (primeiro e segundo ciclos) em funcionamento em cada uma das escolas, ou seja, cada curso é representado no Conselho Pedagógico, por um dos seus docentes e por um dos seus estudantes, eleitos pelos respetivos pares.
Cada um destes Conselheiros representa os seus pares (com particular destaque para os estudantes), intervindo na apresentação de ideias, sugestões, reclamações; e dando retorno sobre o funcionamento deste órgão académico. Este posicionamento, privilegiado e de responsabilidade, visa melhorar o funcionamento dos cursos, e suportar a cadeia de comunicação entre os intervenientes e os que o representam.
O Conselho Técnico-Científico é o órgão responsável pela orientação da política científica a prosseguir nos domínios do ensino, da investigação e da extensão cultural da unidade orgânica.
Professora Doutora Maria Raquel Soares Pacheco Esteves