26.02.2015

O projeto Blue Stain foi o grande vencedor do 1º Prémio na categoria do "Plano de Negócio 2014" da Arrisca C.

O prémio foi entregue no dia 20 de fevereiro em cerimónia pública presidida pelo Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra. A equipa vencedora foi contituída por docentes e investigadores da CESPU: Fernado Ferreira, Paula Melo, Eduarda Novais e Hugo Prazeres. 

O inovador método de diagnóstico de cancro oral foi desenvolvido pela "startup" TargeTalent.  

Docentes na CESPU Paula Melo e Fernando Ferreira, criaram  a TargeTalent. Esta "startup" dedica-se ao desenvolvimento de testes de diagnóstico que utilizam as células como meio biológico. Trata-se de uma tecnologia diferenciada de interface bio-digital, que permite o diagnóstico rápido de patologias. 

A TargeTalent conta com o apoio da CESPU e ainda de duas "business angels": a Creative Wings, SA e a Green Capital, SA.

O projecto Blue Stain resultou da necessidade de materializar um projeto de investigação numa ideia de negócio. Tem como finalidade promover soluções de diagnóstico tipo ‘point of care’. Tem o objetivo de fornecer processos de diagnóstico simplificado, que possam chegar a toda a gente com elevados padrões de qualidade.

A solução Blue Stain consiste num "kit" de diagnóstico do cancro, do oral em particular, que possibilita a recolha e análise imediata de células do corpo humano. É rápido, não invasivo e indolor. A inovação do Blue Stain reside no facto de, atualmente, não existir uma solução para diagnosticar precocemente as patologias da cavidade oral. A sua importância aumenta por o seu exame e o próprio resultado se efetuarem no tempo de uma consulta, a chamada "solução 'point of care'”. Além deste factor, o Blue Stain não tem qualquer implicação logística, o que representa uma redução dos custos para hospitais e clínicas médicas. 

 


Etiqueta(s): Investigação e desenvolvimento Instituição