No âmbito de uma candidatura em co-promoção ao sistema de incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico do quadro comunitário Portugal 2020 (AVISO Nº 08/SI/2015), a startupTargetalent validou um novo método de coloração para a citologia ginecológica e anal.
O objetivo central do projeto era fazer a validação técnico-científica, de um novo processamento clínico-laboratorial, para aplicação ao diagnóstico precoce de cancro, tendo por base a citologia esfoliativa.
A validação do método de coloração foi realizada através da comparação do novo método com o método standard – coloração de Papanicolaou.
Os resultados desta investigação evidenciam que o diagnóstico realizado com o novo método de coloração tem uma elevada taxa de concordância com a coloração de Papanicolaou e que o método validado permite corar citologias ginecológicas com elevados padrões de qualidade, a um custo reduzido e num curto espaço de tempo. Com a presente investigação pretende-se alterar de forma disruptiva o protocolo atual para citologia ginecológica e anal.