Alunos da CESPU, do curso de Gerontologia, lançaram um projeto de aproximação aos seniores isolados nesta fase de isolamento social e de combate à pandemia pelo covid-19.
AVÓS 5G é o nome do projeto lançado pela Geron4you, uma equipa constituída por 4 estudantes do Curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia da CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.
Este projeto pretende acompanhar os idosos neste momento de isolamento social. A companhia é feita pela internet, embora tenham como objetivo passar, logo que possível, para o terreno.
O objetivo do projeto passa por “mudar comportamentos”, apostando na “educação para a saúde”.
Entre as muitas atividades partilhadas na página do Facebook, o grupo disponibiliza notícias, músicas, livros ou poemas. Partilham conselhos e informações úteis, como direitos e deveres, e estabelecem o contacto com voluntários locais em caso de necessidade de compra de medicamentos ou bens essenciais.
Para já o contacto é exclusivamente através da internet, mas o objetivo desta equipa passa por “chegar às instituições e a idosos isolados, sem ser online”. A equipa começou por lançar um formulário online para tentar identificar cuidadores ou pessoas isoladas, “que precisem de conselhos ou de conversar”.
A Geron4you está a criar um livro com atividades e conselhos, que pretendem lançar de forma gratuita para chegarem ao maior número de idosos, com a ajuda de autarquias e instituições.
Este grupo de estudantes de Gerontologia pretende também, com isto, que a profissão seja reconhecida por forma a serem inseridos nas equipas de apoio domiciliário para poder ajudar num envelhecimento melhor.