No passado dia 31 de maio realizaram-se as XXIII Jornadas Científicas Psicologia, promovidas pela licenciatura de Psicologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU.
A Casa da Cultura de Paredes acolheu estas jornadas que se debruçaram sob o tema “A derradeira decisão: Quando, como, onde e com quem morrer?”.
A sessão de boas-vindas contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Paredes, Beatriz Meireles e Paulo Silva, bem como do presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Eduardo Carqueja, do Reitor do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), José Alberto Duarte, e do diretor do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento do IUCS, Bruno Peixoto.
Durante este encontro científico foi debatido o papel dos especialistas em saúde mental na morte medicamente assistida e nos cuidados paliativos.
Na conferência inaugural, o psicólogo clínico Miguel Ricou abordou o envolvimento da psicologia na tomada de decisão da morte antecipada.
Este encontro contou ainda com palestras das psicólogas Corinne Hafner Wilson e Marie-Frédérique Bacqué, que apresentaram a situação na Europa, e um debate multidisciplinar, com a presença de profissionais de saúde, da área da comunicação e de um padre, sobre os desafios que estas questões colocam.
A organização esteve a cargo da direção do curso de Psicologia em conjunto com o Núcleo de estudantes de Psicologia e a Associação de Estudantes.
Agradecemos aos 150 participantes presentes e a todos/as os/as convidados/as.
Fica também o agradecimento a todos os que submeteram trabalhos científicos e os Parabéns aos vencedores.