Foi lançado no mês de julho, o Projeto Pedagogia XXI, que tem como objetivo promover a inovação e a excelência no Ensino Superior.
O Projeto Pedagogia XXI insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior, visando a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica. Este projeto resulta da criação de um consórcio inovador que reúne 25 Instituições privadas de Ensino Superior de Norte a Sul de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.
Com um enfoque na construção de respostas aos desafios atuais do Ensino Superior, este projeto integra um amplo conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos/as docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos/as estudantes e o bem-estar na relação pedagógica.
O consórcio partilha a visão estratégica relacionada com a relevância da criação de uma comunidade de aprendizagem focada na inovação pedagógica, no diálogo, partilha e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. O objetivo último do Projeto Pedagogia XXI consubstancia-se na criação de um Centro de Excelência e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, que apoie o desenvolvimento de sinergias entre as diferentes instituições e fomente a criação de espaços de aprendizagem interativos, colaborativos e flexíveis, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
Foi já criada a imagem do Projeto Pedagogia XXI, no âmbito de um concurso aberto aos/às estudantes das Instituições do Ensino Superior do consórcio. Foi escolhida a imagem construída pelo estudante Hugo Daniel Ferreira Mendes, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto, que irá representar o projeto, integrando nos elementos imagéticos, novos formatos de aprendizagem dentro e fora dos livros e edifícios, bem como processos de co-construção, retratando o âmbito do Projeto Pedagogia XXI.
O projeto termina no dia 30 de junho de 2026, a CESPU tem um apoio financeiro no valor de 78 696,00€.
Instituição Líder:
Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura-Ensino e Investigação Científica)
Copromotores:
IPSN – Instituto Politécnico de Saúde do Norte e IUCS – Instituto Universitário de Ciências da Saúde;
Instituto Superior de Serviço Social do Porto;
ATLÂNTICA – Instituto Universitário e ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica;
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti ;
Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny ;
Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa;
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo;
Escola Superior de Tecnologias de Fafe e Escola Superior de Educação de Fafe;
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte; Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul; Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu; Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada e Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu;
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto;
ISAVE – Instituto Superior de Saúde,
UMAIA – Universidade da Maia e IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia;
ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo;
Escola Superior de Saúde de Santa Maria.