05.12.2024

A Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa (IPSN - CESPU), abre candidaturas para o novo Mestrado Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

 

A Saúde Mental é mais do que ausência de doença. É um estado de bem-estar geral em que os indivíduos reconhecem as suas próprias capacidades, gerem o stresse, trabalham de forma produtiva e contribuem para a comunidade (OMS, 2020). É por isso, um direito humano básico. Dada a complexidade crescente das necessidades em cuidados de saúde mental, centrados nas transições vivenciadas pela pessoa ao longo do ciclo vital, inserida na família e comunidade, os enfermeiros de saúde mental estão na vanguarda desta missão. Os seus conhecimentos e competências são essenciais para a criação de sistemas de cuidados de saúde responsivos e centrados na pessoa (International Council of Nurses, 2021). A promoção da saúde mental e prevenção da doença, ao longo do ciclo vital, em especial na infância e adolescência, são fundamentais bem como a resposta às transições da pessoa e família perante a doença mental, promovendo a continuidade de cuidados entre os diversos contextos existentes.

O Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica insere-se no plano de formação avançada da Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa, e dá resposta à necessidade de formação de enfermeiros especialistas e mestres em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.

Neste ciclo de estudos, o estudante pode optar entre três percursos: um percurso que tem como referência o plano formativo da Ordem dos Enfermeiros (Ordem dos Enfermeiros, 2018), pelo que possibilita a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista, aos enfermeiros que detenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional, para além do grau de mestre; os outros percursos têm, comparativamente, um âmbito mais académico para a obtenção do grau de mestre, podendo o estudante selecionar a realização de dissertação ou trabalho de projeto. Podem optar por estes dois últimos percursos, os enfermeiros que não pretendam obter o título profissional de Enfermeiro Especialista nesta área de ciclo de estudos, mas pretendam obter o grau de mestre.

 

As candidaturas (2.ª fase) encontram-se abertas até 05 de janeiro. 

Mais informações aqui:  /ensino/candidaturas/candidaturas/mestrado/

 


Etiqueta(s): Ensino Ensino politécnico