As doenças metabólicas representam uma das maiores causas de morbilidade a nível mundial.
A Fisioterapia Dermatofuncional tem ao seu alcance ferramentas, recursos e conhecimentos que podem ser verdadeiros "game changers" no tratamento destas patologias.
Não perca a oportunidade de participar numa aula aberta e gratuita, com um renomado especialista internacional da área da Fisioterapia Dermatofuncional, autor de livros e artigos, que leciona em diversas entidades de Ensino Superior.
Para validar a sua inscrição deve preencher a ficha e indicar-nos o seu número da Ordem dos Fisioterapeutas.
Data: 7 de fevereiro de 2025
Local: Campus Académico de Famalicão
As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas em: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/81229?lang=pt
O Curso Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico lecionado no Instituto Politécnico de Saúde do Norte - CESPU, está a organizar as III um ciclo de conferências que pretende servir de mote à Comemoração do "Dia do/a Secretário/a".
O evento irá realizar-se no próximo dia 9 de fevereiro, no auditório do edifício II do Campus Universitário de Gandra e abordará as seguintes temáticas:
a) A profissão de secretário/a - competências, desafios e constrangimentos;
b) O atendimento de utentes estrangeiros”;
c) A intervenção/contributo do/a secretário/a clínico/a no sistema de gestão da qualidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas https://inscricoes.cespu.pt/index.php/25?lang=pt
Data limite de inscrição: 8 de fevereiro
O programa pode ser consultado no documento em anexo.
Pelo presente torna-se público que no dia 25 de fevereiro terão lugar as Provas Públicas de discussão de relatório requeridas pela candidata
Marta Maria Machado Marques
A direção do Departamento de Ciências da Saúde da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Instituto Politécnico de Saúde do Norte, convida toda a comunidade académica a assistir às referidas Provas Públicas, conducentes à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, no dia, horas e local, referidos nos editais, no Campus Académico de Famalicão.
“Mentes Forenses” | 2.ª TEMPORADA
O 4.º episódio desta 2.ª temporada tem por tema:
"E tu, gostarias de investigar sobre o impacto toxicológico de Canabinoides Sintéticos?"
Esta palestra irá realizar-se em formato online - via plataforma Zoom, é gratuita, mas de inscrição obrigatória,.
Mais informações e inscrições em: Inscrições (cespu.pt).
Canabinoides sintéticos são o grupo de Novas Substâncias Psicoativas com mais moléculas atualmente monitorizadas pela Agência Europeia sobre Drogas (EUDA). Estes canabinoides ligam-se e ativam os principais recetores canabinoides (i.e., CB1, CB2), mas com uma potência superior à do tetrahidrocanabinol (Δ9-THC), o principal ingrediente psicoativo da canábis, produzindo efeitos psicoativos mais marcados, mas também efeitos adversos mais graves. De facto, a prevalência de uso destas substâncias, mais frequente entre jovens adultos, representa um grave problema de saúde pública, uma vez que se encontram associadas a intoxicações graves ou até mesmo fatais. No entanto, a informação relativa ao impacto toxicológico destas substâncias é ainda escassa, resultando numa falsa perceção de baixo risco do seu consumo. Neste seminário, será dada uma perspetiva farmaco-toxicológica geral dos canabinoides sintéticos, abordando alguma da investigação a decorrer no nosso Laboratório, com particular foco no impacto toxicológico que o consumo destas substâncias poderá ter a nível do neurodesenvolvimento.
A palestra será proferida por João Pedro Silva:
João Pedro Silva (PhD, ERT) é Investigador Auxiliar no Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, cujo trabalho se foca principalmente na determinação do perfil toxicológico de drogas de abuso, nomeadamente a nível epigenético, do neurodesenvolvimento e envelhecimento celular. Tem diversas publicações em revistas internacionais, situando-se entre os 2% de investigadores mais citados do mundo, e tendo recebido vários prémios/distinções. Integra ainda a lista alargada de peritos da Comissão Científica da Agência Europeia sobre Drogas (EUDA) para a avaliação de risco de novas substâncias psicoativas e apoia regularmente a Comissão de Peritos em Toxicodependência (ECDD) da Organização Mundial de Saúde (OMS) na preparação de relatórios de avaliação de risco de substâncias psicoativas emergentes.