Fibrina rica em plaquetas e leucócitos é sangue centrifugado sem qualquer aditivo que, funciona como um biomaterial de cicatrização autólogo, incorpora leucócitos, plaquetas e proteínas dentro de uma matriz densa de fibrina. Este procedimento resulta na produção de uma membrana. A sua aplicação clínica em Medicina Dentária é ampla como material de preenchimento, estabiliza os materiais de enxerto, ou como membrana de proteção, protegendo o local cirúrgico das agressões externas bem como acelera a cicatrização e fecho das margens das feridas cirúrgicas. Este curso irá proporcionar aos formandos uma sessão de laboratório “hands-on” e uma demonstração cirúrgica ao vivo de aplicação clínica da fibrina autóloga.
Datas a confirmar
U. C. 1 - Estruturas anatómicas do braço, sistema venoso e arterial
U. C. 2 - Dificuldades de localização das veias
U. C. 3 - Passos procedimento para punção venosa:
- Desinfeção
- Punção
- Dispositivos
- Tubos
- Centrifugação / Tempo
- Tempo máximo colheita / centrifuga
- Quantidade tubos por procedimento
- Membranas autólogas e suas aplicações clínicas:
- Alvéolos pós – extracionais
- Enxertos de seio maxilar
- Regenerações ósseas guiadas
U. C. 4 - Manipulação de fibrinas autólogas
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
• Compreender os princípios biológicos sobre a Fibrina Autóloga
• Seleccionar os casos adequados e seu planeamento para a sua aplicação clínica
• Compreender as técnicas cirúrgicas, as técnicas de preparação Fibrina Autóloga
• Gerir complicações e cuidados pós-operatórios
As estratégias de avaliação deverão ser diversificadas, adaptando-se às características específicas de cada unidade curricular e tendo como principal objectivo proporcionar ao estudante oportunidades de aprendizagem nas quais ele seja o sujeito efectivo dessa aprendizagem. Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.
Médicos dentistas.
Candidaturas abertas.
Ordem de inscrição
6
40 Horas
5
As aulas decorrerão a sexta-feira e ao sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00.
Licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte. Implant Fellowship in Implant Dentistry New York University College of Dentistry NYUCD (USA). Pós graduação em Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva pela Fundacion Pierre Fauchard otorgado pela American Academy of Implant Dentistry (Spain). Certificado Universitário de Cirurgia Oral pela Université Paul Sabatier Toulouse (France). Diploma Universitário de Cirurgia Maxilofacial pela Université Henri Poincaré Nancy (France). Mestrado em Cirurgia Oral no Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte. Doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela. Credenciamento em Implantes Zigomáticos pelo I.N.E.P.O. S.Paulo (Brasil). Curso de Manuseamento de tecidos moles na Etident (Peru). Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Zero Bone Loss Concepts Prof Thomas Linkevicius. Curso de Immediate Dentoalveolar Restoration (IDR) Prof José Carlos da Rosa. Curso de Bone Ring technique Vienna University Prof Bernhard Giesenhaggen. Curso Osseodenification Versah with Prof Salah Huwais. Curso de Especialização em Implantologia oral Universidade de Santiago de Compostela. Professor Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Regente da unidade curricular de Técnicas de Anestesia e Cirurgia Oral no Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Várias publicações internacionais na área da implantologia e cirurgia oral. Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores IEFP certificado nº F655722/2017. Especialista em Cirurgia Oral pela OMD.
Licenciatura em Medicina Dentária pela Universidade Fernando Pessoa. Pós-Graduado em Reabilitação Oral com Implantes pela Faculdade de Medicina do Porto. Especialista Universitário em Periodontologia pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Médico Dentista Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas. Residência Clínica Dr. Eric Van Dooren - MIS. Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Implantes Imediatos – Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Curso de Elevação Atraumática do Seio Maxilar - Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Docente da Pós Graduação Implantologia Oral - IUCS. Coordenador Clinico da Pós Graduação Implantologia Oral - IUCS. Docente do Curso de Fibrina Autóloga no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte desde 2014. Professor Assistente da Disciplina de Clinica Cirúrgica e Periodontal I e II, IUCS. Curso de Especialização em Implantologia Oral Universidade de Santiago de Compostela. Formador – Certificado de Competências Pedagógicas – Instituto de Emprego e Formação Profissional. Certificado n F656030/2017. Aluno de Doutoramento no Instituto Universiário de Ciências da Saúde - CESPU. Director Técnico de Medicina Dentária do Hospital António Lopes.
Médico dentista. Pós-Graduação em Implantologia Oral - Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Curso de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (Universidade de S.Paulo- Brasil). Mestrado em Ortodontia - Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Primeiro ano do doutoramento em Psicologia da Saúde Universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha. Estágio Centro Hospitalar do Porto – HGSA; Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial. Estágio-Unidade de ortodontia Centro Hospitalar do Porto – HGSA. Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial. Curso Básico de Fotografia Hugo Lima, Porto. Docente no Curso de Membrana “Leukocytes platelets Rich Fibrin” Aplicação em Medicina Dentária (1a e 2a Edição). Docente e assistente da atividade clínica no Curso de Membrana “Fibrina Autóloga Leucoplaquetária” (1a/2a/3a e 4a Edição) - (IUCS). Docente do Pos Graduação de Implantologia Oral (IUCS). Docente universitário estagiário Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) das disciplinas de Diagnóstico Clínico e de Propedêutica Médico-cirúrgica do curso de Psicologia Clínica. Formação Pedagógica Inicial de Formadores Instituto de Informática do Porto. Formador IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional de Gondomar e Porto).
Mestrado Integrado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior Ciências Saúde do Norte. Licenciatura Enfermagem pela Escola Superior Enfermagem Cidade do Porto. Pós-Graduação em Implantologia Oral, no Instituto Universitario de Ciências da Saúde. Especialista Universitário em Implantologia Oral, na Universidade de Santiago de Compostela- Espanha. Curso de Prótese e Oclusão, ministrado pelo Prof. Marc Obrecht, no CEPG-MD - Centro Europeu de Pós-Graduação de Medicina Dentária. Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso Modular de Periodontologia, ministrado pelo Prof. Doutor Ricardo de Faria e Almeida, no CEPI- Centro de Estética Periodontologia e Implantes. Curso Internacional de Cirurgia Avançada em Implantodontia, na ACDC – São Paulo – Brasil. Curso Internacional TeóricoLaboratorialClínico de Protese sobre Implantes, NATO São Paulo – Brasil. Curso Internacional de Cirurgia Implantodontia, ACDC – São Paulo – Brasil. Curso de Implantes Imediatos – Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Curso de Elevação Atraumática do Seio Maxilar - Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Docente do Curso de PósGraduação em Implantologia Oral, no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte desde 2013. Docente do Curso de Fibrina Autóloga no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte desde 2014. Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores IEFP certificado nº F670173/2018.