O ITLS (Internacional Trauma Life Support) foi fundado no início dos anos 80 como BTLS. Desde as suas raízes foi designado como um curso local e regional de educação de trauma para profissionais do Sistema de Emergência Médica, o BTLS cresceu até atingir mais de 70 núcleos no mundo inteiro. Em 2005, o BTLS tornou-se ITLS para melhor refletir o alcance da organização. O primeiro curso de ITLS foi desenvolvido em 1982 por John E. Campbell, MD, FACEP, do Capítulo Alabama do American College of Emergency Physicians. O curso baseava-se na necessidade de um programa educacional contínuo, de qualidade, desenvolvendo aptidões para profissionais dos serviços de emergência médica (SEM). Desde o seu início, o ITLS registou um enorme crescimento e tornou-se o programa educacional padrão internacionalmente aceite para cuidados pré-hospitalares de excelência em trauma.
5 e 6 de dezembro de 2020 - Vila Nova de Famalicão
Candidaturas até 30 de outubro de 2020.
Estrutura Curricular
Mencionar no boletim de candidatura as datas e o local do curso a que se está a candidatar.
Diploma Certificado pelo ITLS (EUA).
Manual do curso em língua inglesa.
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, TAS's e TAE's na área do Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Trauma.
O curso desenvolve-se em contexto teórico-prático, essencialmente em bancas práticas e de simulação avançada de Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica. O rácio formador/formando é de 1:5.
Cada equipa terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma.
O curso terminará com duas avaliação presenciais e individuais:
Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.
Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem (versão ALS), TASs e TAEs (versão BLS).
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
Carga horária
Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 74% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição.
Doutoranda em Saúde Pública, Mestre em Medicina de Catástrofe, Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública. Formadora internacional Sénior Instrutor do Emergo Train System (ETS), instrutora dos cursos de CETC, SBV DAE, PEPP, GEMS e ITLS. É Medical Coordinator do Chapter do ITLS Portugal e Angola.
Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Licenciatura em Enfermagem, Enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria da Feira. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS), Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.
Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Curso de Pós-Licenciatura e Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Enfermeiro Militar, Coordenador do Departamento de Cuidados Cirúrgicos e Internamento, no Hospital Militar Regional no 2, Coimbra (Portugal). Instrutor coordenador – ANTRAM, Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, Instrutor de emergências e primeiros socorros, Formador no Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica - Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Maputo (Moçambique), Instrutor do curso de First Responder, Técnicas de socorrismo, Trauma, Emergência e Catástrofe, Emergência e Catástrofe; Resgate em ambiente contaminado NRBQ, SAV; SBV-DAE. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS Militar. Coordenador do Módulo de Formação e Simulação, Coordenação pedagógica do Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica – ministrado aos docentes do Curso de Medicina Geral, Coordenador e Formador do curso de socorrismo em cenários multivítimas, coordenador na Secção de Gestão da Informação. Formação em: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP (e Certificação INEM, TAS). Comandante da Equipa de Posto de Socorro Evacuação / Módulo Sanitário do Exército Português em Missão pela ONU, Shaama (Líbano).
Licenciada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Pós-graduada em Ventilação Não-Invasiva. Enfermeira no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. Formadora de SBV e ITLS
Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo Unidade de Tomar. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.
Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.
Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Membro da International Association and School of Non Invasive Ventilation e do International College of Experts in Non Invasive Ventilation
Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduação em Trauma Emergência e Catástrofe; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Braga; Enfermeiro Coordenador Hospitalar de Doação e Transplantação de Órgãos do Hospital de Braga; Formador nos cursos de Ventilação Mecânica Invasiva e Monitorização do Doente Crítico, coordenador e formador do programa de Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa da CESPU formação; Formador ITLS da CESPU formação; Formador acreditado do Emergency Care & Safety Institute.
Enfermeiro Chefe, responsável pela Gestão de Recursos Humanos de Enfermagem da Força Aérea Portuguesa. Enfermeiro do serviço de Helitransporte Emergência Médica e exerceu funções de coordenador VMER-CSC. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS ACCESS. Instrutor de Trauma, Emergência Médica, Catástrofe e NRBQ, Primeiros Socorros, TESD – Técnicas de Extração Salvamento e Desencarceramento. Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Faro; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.
Mestrado Integrado em Medicina, médico especialista em Anestesiologia no Hospital de Braga, Médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Braga e da equipa de Emergência Interna e Sala de Emergência do Hospital de Braga e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Hospital. coordenador e formador do Curso de Transporte do Doente Critico, formador do curso International Trauma Life Support (ITLS) da CESPU.