O ITLS (Internacional Trauma Life Support) foi fundado no início dos anos 80 como BTLS. Desde as suas raízes foi designado como um curso local e regional de educação de trauma para profissionais do Sistema de Emergência Médica, o BTLS cresceu até atingir mais de 70 núcleos no mundo inteiro. Em 2005, o BTLS tornou-se ITLS para melhor refletir o alcance da organização. O primeiro curso de ITLS foi desenvolvido em 1982 por John E. Campbell, MD, FACEP, do Capítulo Alabama do American College of Emergency Physicians. O curso baseava-se na necessidade de um programa educacional contínuo, de qualidade, desenvolvendo aptidões para profissionais dos serviços de emergência médica (SEM). Desde o seu início, o ITLS registou um enorme crescimento e tornou-se o programa educacional padrão internacionalmente aceite para cuidados pré-hospitalares de excelência em trauma.
22 e 23 de fevereiro de 2020
Vila Nova de Famalicão
Estrutura Curricular
Ficha de candidatura;
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
Comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29.
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Mencionar no boletim de candidatura as datas e o local do curso a que se está a candidatar.
Diploma Certificado pelo ITLS (EUA).
Manual do curso em língua inglesa.
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, TAS's e TAE's na área do Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Trauma.
O curso desenvolve-se em contexto teórico-prático, essencialmente em bancas práticas e de simulação avançada de Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica. O rácio formador/formando é de 1:5.
Cada equipa terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma.
O curso terminará com duas avaliação presenciais e individuais:
Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem (versão ALS), TASs e TAEs (versão BLS).
Candidaturas até dia 15 de janeiro de 2020.
Carga horária
Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 74% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição.
22 e 23 de fevereiro de 2020.