Em Portugal a prematuridade é de cerca de 8% e a prevalência de prematuros abaixo das 32 semanas é de 1,2%, segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria. O nascimento prematuro é a principal causa de incapacidade neurológica a longo prazo em crianças, podendo resultar em várias complicações nomeadamente: problemas respiratórios, dificuldades de alimentação, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, problemas de visão e deficiência auditiva, entre outros.
Estudos demonstram que programas de fisioterapia são úteis na promoção do desempenho motor de prematuros, com risco de atraso no desenvolvimento. Torna-se por isso pertinente desenvolver competências de observação do desenvolvimento sensoriomotor e de organização do controlo postural e de movimento na criança prematura. Com esta formação pretende-se permitir uma partilha de conhecimento, munindo os fisioterapeutas de ferramentas que lhes possibilitem selecionar estratégias específicas, a fim de influenciar a participação plena da criança prematura nas atividades diárias, quando esta está dificultada, quer seja devido a lesão ou a atraso no desenvolvimento, tendo em conta as necessidades e/ou expectativas de pais ou crianças.
Data de realização do curso
junho de 2021
Local(is) de realização
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Áreas de conhecimento
Estrutura curricular
U.C. 1 - Intervenção terapêutica em crianças com prematuridade
- Requisitos para a organização e controlo do movimento tipico.
- Análise do desenvolvimento sensoriomotor tipico da criança. Sequências e componentes mais significativos a serem considerados no planeamento do tratamento.
- Avaliação e interpretação de crianças com prematuridade
- Práticas de análise de movimento e facilitação do movimento tipico.
Documentação necessária de candidatura
Informação e contactos
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
Local(is) de formação do curso
Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)
Entidades parceiras
Coordenação científica
Coordenação pedagógica
Objetivos
- Adquirir um conhecimento atualizado das bases teóricas do desenvolvimento, aprendizagem e do controlo postural e do movimento
- Desenvolver competências de observação do desenvolvimento sensoriomotor típico, suas componentes e sequências
- Analisar a organização do controlo postural e de movimento na criança prematura
- Avaliar e interpretar as componentes de movimento na criança prematura
- Obter conhecimentos básicos de modo a influenciar o movimento através de um determinado manuseio
Metodologia
A avaliação relativa à aprendizagem dos formandos tem um carácter formativo, sendo concretizada através de observação e aplicação de conceitos teóricos, teóricos práticos e análise de casos clínicos.
Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.
Destinatários
Candidatura e selecção
Candidaturas Abertas.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
Nº de vagas para o curso
20
Carga horária
15 horas de contacto.
Unidades de crédito do curso
2
Critérios de aprovação
Os formandos deverão participar em 90% das horas para terem aprovação.
Duração e regime
O curso decorre nos dias 18 e 19 de junho de 2021. As aulas decorrem no dia 18 de junho (sexta-feira), das 14h às 20h, e no dia 19 de junho (sábado), das 9h às 13h e das 14h às 19h.
Cronograma
18 e 19 de junho de 2021
- 18 de junho de 2021 (14h ás 20h)
- 19 de junho de 2021 (9h às 13h e das 14h às 19h)
Cronograma Provisório.
Corpo docente
- Soraya Pacheco da Costa, Prof.ª Doutora
- Doutoramento pela Universidade de Alcalá (2011).
- Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990) - validado à graduação em Fisioterapia pelo Ministerio de Educación y Ciencia da Espanha-, graduação em Documentação Científica (2003)
- Professora Titular de Universidade do curso de graduação em Fisioterapia na Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares-Espanha.
- Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Fisioterapia em diversidade funcional e dependência da Universidade de Alcalá. Tutora Bobath da European Bobath Tutors Association (2014).
- Diretora e professora de vários cursos de Pós-graduação em Fisioterapia em Neurologia tanto na área da Pediatria como em adultos.
- Atualmente combina o seu trabalho docente em matérias de Fisioterapia Neurológica no curso de graduação em Fisioterapia na Universidade de Alcalá com a pesquisa em projetos de intervenção de Fisioterapia em crianças com alterações neurosensoriomotoras.