A Imagem Médica é um recurso fundamental no processo de identificação, avaliação e monitorização das lesões do foro musculo-esquelético. Para um Profissional de Saúde diferenciado no exercício da sua profissão, será interessante o conhecimento das suas indicações, mais-valias e limitações.
junho e julho de 2023
UC - Imagem Médica na Prática Clínica
1 - Conceitos introdutórios: a nomenclatura em imagiologia; leitura de um relatório médico.
2 - Modalidades (Radiologia Convencional (RC), Tomografia Computorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Ecografia).
3 - Imagiologia por RC, TC e RM do Sistema Músculo-esquelético e do Sistema Nervoso Central e Coluna Vertebral.
4 - Ecografia utilizada no diagnóstico médico; Propriedades do ultrassom; Transdutores: princípios físicos e configurações.
5 - Tipos de aquisição de imagem em Ecografia: modo B, modo M, real-time, 2D, 3D, 4D e Eco-Doppler.
6 - A imagem e os artefatos em Ecografia.
7 - A anatomia ecográfica e topográfica musculo-esquelética.
8 - Prática com ecógrafo em modelos reais.
9 - Comparação da ecografia estática com ecografia dinâmica.
Propina:
Alunos CESPU ou de outras instituições – 250€
Profissionais – 270€
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
a) compreender as indicações e mais-valias das diferentes técnicas de imagem (Radiologia Convencional, Ecografia, Tomografia Computorizada e Ressonância Magnética);
b) fazer um uso adequado da informação proporcionada pelos exames de imagem, nomeadamente na área da Ecografia;
c) integrar essa informação com o diagnóstico médico;
d) possibilitar uma troca de experiências estimulante que lhes permita a sinergia entre Profissionais de Saúde em diferentes contextos profissionais.
Fisioterapeutas, Osteopatas, Podologistas e outros Profissionais de Saúde.
Nota: Estudantes de 4º ano dos cursos de licenciatura na área da saúde (caso existam vagas, de acordo com regulamento do curso).
Candidaturas abertas.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
20
20 horas de contacto:
12 horas à distância e 8 horas presenciais (aulas práticas).
3
A avaliação terá duas componentes, uma prática e uma teórica. O formando é aprovado com uma classificação igual ou superior a 10 valores. Os formandos não poderão exceder em faltas mais do que 20% das horas letivas.
As aulas decorrerão em regime B-learning, em horário pós-laboral.
Junho e julho de 2023
26/06/2023: 19h00-21h00 (à distância)
28/06/2023: 19h00-21h30 (à distância)
30/06/2023: 19h00-21h30 (à distância)
03/07/2023: 19h00-21h30 (à distância)
05/07/2023: 19H00-21h30 (à distância)
08/07/2023: 9h00-13h00; 14h00-18h00 (presencial)
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Pós Graduado em Ciências da educação pela Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa; Pós – Graduado em Ressonância Magnética pelo ISAVE; Professor especialista em Radiologia pela CESPU; Técnico de radiologia no Centro Hospitalar do Alto Ave. Docente Ensino Superior.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Professora especialista em radiologia pela CESPU, Mestre em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutorada em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professora Adjunto Principal na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRN-Brasil, Médico Radiologista prestador de serviços em diversas instituições privadas na área do Radiodiagnóstico, nomeadamente: CMP-Centro Médico da Praça, Clínica do Marco - Arrifana de Sousa, HSCM- Arouca e HSCM-Resende. Ex-docente colaborador da UFF- NITEROI -RJ e do IPGM Carlos Chagas - RJ de Radiodiagnóstico. full-member da ESR e da SPRMN desde 2006.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Neurorradiologia no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Membro do Centro de Referência de Epilepsia Refractária no Centro Hospitalar Universitário de São Jo-ao (CHUSJ). Docente Ensino Superior na área da imagem médica.
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Pós-Graduado em Fisioterapia no Desporto - Especialização em Reabilitação. Certificado em Physiotherapy and Readaptation for Muscle Injuries in Football pelo Barça Innovation Hub. Certificado em Ecografia Músculo-Esquelética pela Intrafisio e em Eletrólise Percutânea Intratecidular pela EPI® Advanced Medicine. Fisioterapeuta Coordenador do Departamento de Reabilitação do Moreirense Futebol Clube. Diretor Técnico do gabinete daVila, Saúde e Exercício.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Coimbra. Licenciado em radiologia, Mestrado em Ciências da Educação, Professor especialista em radiologia. Pós Graduação em RMN pelo ISAVE. Docente do ensino superior, Téc. diagnóstico e terapêutica no Hospital Senhora Oliveira. Vários anos de lecionação da Unidade Curricular respetiva.