Introdução

Nas sociedades modernas, o stress passou a fazer, cada vez mais, parte do vocabulário das pessoas como refletindo as pressões e exigências sentidas por uma sociedade cada vez mais ativa e competitiva. Sendo o stress uma resposta fisiológica e comportamental ao que está a acontecer à nossa volta, torna-se cada vez mais premente saber gerir estes estímulos stressores de forma que não ponham em causa o nosso equilíbrio emocional e psíquico. As teorias da psicologia apresentam algumas estratégias de autogestão do stress e técnicas de relaxamento para controlo de diminuição do stress e da ansiedade.  Paralelamente, os avanços nas pesquisas na área de neurociência vieram demonstrar que a meditação pode ser benéfica à saúde física e mental, contribuindo significativamente para a melhora na qualidade de vida. A crise sanitária causada pela COVID-19 é o maior desafio vivido nos últimos tempos à escala mundial, em especial para aqueles/as que se encontram na linha da frente: os/as profissionais de saúde. O stress laboral, a falta de meios e a dificuldade em saber gerir recursos internos têm vindo a conduzir ao aumento de níveis de stress, ansiedade e burnout, impactando negativamente nas suas vidas. Logo, carece desenvolver recursos, para melhor responder às necessidades emergentes, apostando na promoção do bem-estar e saúde mental/psicológica.  Uma das práticas que tem vindo a ganhar expressão, nos mais diversos contextos, é o mindfulness (ou atenção plena), dado que a prática regular permite aceder a recursos internos, possibilitando viver a vida de forma mais sadia e plena.

Data de realização do curso

janeiro de 2023

Estrutura curricular

U.C. 1 - Relaxamento e Práticas Meditativas
             Módulo I – O Stress
             Módulo II – O Relaxamento
             Módulo I II – A meditação
             Módulo IV – Mindfulness
             Módulo V – Mindfulness a comunicação

Documentação necessária de candidatura

Emolumentos

Propinas
200 Euros ou 2 prestações de 100 Euros

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Desenvolver conhecimentos e competências em técnicas de relaxamento, práticas meditativas e de Mindfulness para gerir o stress e promover o bem-estar pessoal.

Metodologia

Será utilizada uma metodologia expositiva e demonstrativa com recurso a práticas experienciais de meditação e relaxamento.

Destinatários

Docentes e discentes do ensino superior. Profissionais da área de saúde, social e da educação interessados nestas áreas.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até 30 de dezembro de 2022.

A seleção é realizada por ordem de inscrição. 

Nº de vagas para o curso

15

Carga horária

24 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

3

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Para aprovação, o formando terá que realizar um trabalho científico.

Duração e regime

As aulas decorrerão às sextas-feiras, das 20h00 às 22h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A sessão final decorrerá sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Cronograma

janeiro e fevereiro de 2023 

13 e 14 de janeiro de 2023

4 e 11 de fevereiro de 2023

Cronograma Provisório

Corpo docente

Ana Gaspar, Mestre

Licenciada em Psicologia área Clínica e do Aconselhamento, Mestre em História e Filosofia das Ciências, Técnica Superior do quadro dos Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa; Membro fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, Hipnoterapeuta, por London Scholl of hypnosis realizou curso pós-graduado de aperfeiçoamento. Instituto de Formação Contínua da Faculdade de Medicina/Universidade de Lisboa e Academia de Formação Alberto Lopes, nível I- hipnose clínica, nível II- hipnose e regressão, nível III- pós-graduação com scripts hipnóticos; Terapeuta de Psicodrama e Terapia Sistémica e Familiar. Fez o curso MBSR de oito semanas. Centro Português de Mindfulness e Curso de Mindfulness em Contexto de Saúde pala Faculdade de Medicina da UP; Realizou retiros de 10 dias Vipassana (segundo o método de S. N. Goenka), promovidos pela Associação Vipassana de Portugal;  Realizou retiros (seshin) de uma semana de meditação Zen, em Sevilha, promovidos pelo Dojo Zen¸ Realizou o retiro budista em Bodhicitta com Lama Alan Wallace; o retiro budista em Dzogchen com James Low; participou nos Himalaias indianos que incluiu práticas de meditação orientadas pelo Prof. Paulo Borges e, em Dharamshala, recebeu ensinamentos do Venerável Geshe Lhakdor. Autora de várias palestras, comunicações e artigos na área da Psicanálise e Psicodrama. 

Estefânia Vasconcelos , Dr.ª

Licenciatura em Psicologia. Psicóloga, Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP); pós-graduada em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Avaliação e Intervenção, pelo CRIAP; pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração - Mindfulness e outras Abordagens, pelo INSPSIC (com formação presencial na Universidade de Bangor, Reino Unido); Certificado de Competências Pedagógicas (CCP); certificada em A Still Quiet Place (ASQP), EUA; Trained MSC Teacher, pelo Center for Mindful Self-Compassion (CMSC), Universidade da Califórnia, San Diego, EUA; Teaching Self-Compassion Online (TSCO), pelo CMSC, Universidade da Califórnia, San Diego, EUA; Teacher in Training em Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), pelo Mindfulness-Based Professional Training Institute (MBPTI), Center for Mindfulness, Universidade da Califórnia, San Diego, EUA; Specialist Teacher Training em Mindfulness- Based Cognitive Therapy (MBCT), pelo Center for Mindfulness Research and Pratice (CMRP), Universidade de Bangor, Reino Unido; fundadora e diretora executiva do projeto ‘Salas a ser’, que se configura na prestação de serviços de psicologia, mindfulness e autocompaixão. 

Margarida Cardoso, Dr.ª

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes. É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) e o programa CIT (Compassionate Integrity Training) pelo Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics (Life University, Atlanta). Tem formação em Mindfulness na Educação (o currículo para crianças e adolescentes de Mindful Schools e o programa Still Quiet Place), Mindfulness na Comunicação (com Oren J. Sofer) e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – programa Breathworks). É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua). Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu cerca de 7 anos. Durante cerca de 9 anos foi a responsável pela delegação do Porto da União Budista Portuguesa. Nessa qualidade, teve a oportunidade de conhecer professores e mestres das várias tradições budistas, o que fortaleceu a sua abordagem inclusiva e não sectária do Caminho. Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Khandro Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou em (e em certos casos organizou) retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, entre outros. 

Sara Lima, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho onde desenvolveu tese no âmbito da Doença de Alzheimer; Professora Associada/Professora Adjunto Principal na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Diretora da Unidade de Investigação para a Inovação em Saúde e Bem-estar, e investigadora na colaboradora na ToxRun, sendo investigadora principal em projetos multidisciplinares relacionados com o Envelhecimento e com a Promoção da Saúde, tem várias publicações na área do envelhecimento e na Doença de Alzheimer. Psicóloga Clínica da Saúde na Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave entre 1999-2022 onde foi Diretora Técnica na Unidade de Internamento de Média Duração e Reabilitação. Psicóloga Clínica na CESPU, Nova Saúde Parcerias- Famalicão.