O IUCS, CESPU na senda dos seus princípios e Missão, assume a reflexão bioética como um dos seus maiores desafios. Este é o horizonte ao lançar este curso Intensivo em Bioética. A Bioética, a área de reflexão ética sobre as ciências da vida, tem o condão de pedir aos cientistas, filósofos, juristas, médicos, enfermeiros, teólogos, psicólogos e gestores, que se juntem para examinar algumas das questões éticas mais desafiantes enfrentadas na atualidade. Mas, porquê a Bioética e o que nos motiva ao propor este curso intensivo? Uma primeira motivação é que a Bioética surge da evidência de que vivemos num mundo de mulheres e homens, não de seres celestiais. A bioética nasce neste crisol dos direitos das pessoas doentes e dos participantes na investigação e evoluiu de uma maneira incrivelmente avassaladora, como dizia um dos pais fundadores da Bioética em Portugal, o professor Luís Archer. Embora abrangente e pluridisciplinar, as questões associadas à Biomedicina têm sido o principal foco da Bioética. Queremos por isso aprofundar a nossa tradição no ensino das áreas da saúde à mais atual reflexão ética dos nossos dias. Um segundo desafio que nos motiva tem a ver com a preocupação sobre o futuro e a sobrevivência do planeta. O ambiente tornou-se a questão ética da nossa geração! Neste curso terá a possibilidade de aprender, refletir e discutir com alguns dos principais especialistas sobre estas questões no IUCS, CESPU, que já formou centenas de profissionais, desde médicos, enfermeiros, docentes das mais variadas graduações, investigadores, cientistas, juristas, teólogos, gestores e economistas.
Juntos vamos explorar algumas das questões mais fascinantes nos mais variados campos profissionais. Não importa a sua formação, o local onde se encontra, a sua disponibilidade. O nosso curso intensivo está preparado para uma aprendizagem ao ritmo de cada um e, porque e-learning, com a possibilidade de frequência através da rede web.
janeiro de 2023
1. Bioética. Tendências e perspetivas
a. Percurso, atualidade e urgência da Bioética.
b. Bioética e Modelos de deliberação:
Analise de casos: Bioética e sociedade.
Quiz.
2. Bioética e investigação
a. O corpo lugar do encontro da Humanização.
Analise de casos.
Quiz
3. A doença, o doente e o profissional
(A pessoa, a saúde e a doença)
a. Da doença ao doente - os cuidados centrados na pessoa
b. A relação médico doente
Analise de casos: Narrativa e Bioética.
Quiz.
4. Bioética e o Início da vida:
a.O estatuto moral do Embrião.
b. O conceito de paternalidade?
Analise de casos.
Quiz.
5. Bioética e o fim de vida:
a. Até a última pancada do coração (M. Torga):
- O testamento vital.
- O representante de cuidados.
b. Cuidados intensivos e paliativos.
c. O debate sobre a eutanásia: visão geral e definições.
- O argumento da autonomia.
- O argumento da beneficência.
- Argumentos de rampa deslizante.
Analise de casos.
Quiz.
6. Bioética de Futuro e Futuro da Bioética:
a. A mudança climática como questão Bioética.
b. Bioética e o biodireito:
Teorias e conceitos gerais da Justiça.
Justiça e equidade em Bioética.
c. Bioética, Economia e Sustentabilidade:
Criação da plataforma “Bioética ponte para o futuro”.
Quiz.
Propinas
280 Euros ou 2 prestações de 140 Euros
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
A metodologia será expositiva, de resolução de problemas, "Case-based learning (CBL)" e "Problem-Based Learning (PBL)".
Profissionais de saúde, de ciências sociais e humanas e outros com interesse em temáticas da Bioética.
Segunda fase de candidaturas abertas até 16 de dezembro de 2022.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
50
30 horas de contacto
4
– Trabalho final refletindo as temáticas abordadas
- QUIZ de análise de casos (recolhidos na literatura ou trazidos da vivência profissional dos participantes); modelos de decisão ética (“ethical decision making models”),
- Análise ética de documentários, séries e filmes;
- Análise ética de narrativas (utilização de trechos literários).
As aulas decorrerão às sextas-feiras, das 17h30 às 20h30 e aos sábados, das 9h00 às 13h00.
janeiro e fevereiro de 2023
Cronograma Provisório
Doutorado em Filosofia. Docente Bioética CESPU e membro da CES.
Doutorado em Bioética. Docente Biética e Membro da CES.
Doutorada em Bioética pela Universidade Católica - Instituto de Bioética - Porto, onde desenvolveu tese no âmbito dos maus-tratos ao idoso em contexto familiar. Professora Auxiliar/Professora Adjunto Principal, na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Enfermeira Chefe do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 2002 a 2012. Enfermeira Especialista de Enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Enfermeira Generalista de 1980 a 1990 Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Presidente da Comissão de Ética CESPU-IPSN e Membro da Comissão de Ética da CESPU.
Regente e docente da unidade curricular de Medicina Dentária Forense da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Docente e regente das unidades curriculares de antropologia e odontologia forense do 2º e 3º Ciclos de Estudos em Ciências Forenses da Universidade do Porto. Docente do Curso de Especialização de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto / Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. Orientação de Teses de Mestrado e Doutoramento. Vários artigos publicados em revistas internacionais na área das ciências forenses.
Licenciado e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa. A tese tem o título De Atenas a Jerusalém. A subjectividade Passiva em Lévinas [De Atenas a Jerusalém. A subjectividade passiva em Lévinas [Lisboa: Universidade Católica Editora 2002]. Lecionou Ética Fundamental e Éticas Aplicadas, nomeadamente Bioética e Ética Empresarial, áreas em que concentrou a sua investigação e publicações. Tem lecionado a nível de mestrado e doutoramento na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e no Instituto de Bioética da UCP.