Introdução

Esta formação permite proporcionar aos trabalhadores expostos a fontes de radiação, bem como aos restantes trabalhadores com acesso à instalação onde se realiza a prática laboral, a formação em Proteção e Segurança Radiológica prevista pelo Decreto-Lei nº 108/2018, de 3 de dezembro. O programa do curso foi definido de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 227/2008 de 25 de novembro e no Decreto-Lei nº 184/2015 de 31 de agosto.
A conclusão deste curso com aproveitamento permite a obtenção do Certificado de Qualificação Profissional de Proteção Radiológica – Nível 3: técnico operador, previsto no Decreto-Lei nº 227/2008, de 25 de novembro.

Data de realização do curso

Setembro de 2023

Estrutura curricular

Módulo 1 - Disposições regulamentares e normativas
Módulo 2 - Organização da radioproteção nas instalações
Módulo 3 - Princípios gerais técnicos

ÁREA DE FORMAÇÃO OPCIONAL
Opção A - Utilização de equipamentos de radiodiagnóstico
Opção B - Utilização de fontes não seladas

Acreditação(ões)

Formação acreditada pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente

Documentação necessária de candidatura

Emolumentos

480 euros ou 2 prestações de 240 euros 

380 euros ou 2 prestações de 190€ - cofinanciado pelo programa PRR.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

No final do curso os alunos deverão ser capazes de:

  • Dotar de conhecimentos os profissionais dos vários setores de atividade (médico, investigação e ensino, entre outros) que os conduzam à obtenção do Nível de Qualificação III – “Técnico Operador”, conforme previsto no artigo 3.º do Decreto-Lei nº. 227/2008, de 25 de novembro.
  • Adquirir conhecimentos e habilidades técnicas com vista a melhorar o desempenho global nas instalações ao nível da otimização da proteção no âmbito da utilização de equipamentos geradores de radiação X e equipamentos portadores de fontes radioativas seladas para aplicações médicas; controlo de processo e controlo de qualidade, bem como ao nível da conduta a adotar em caso de incidente, acidente ou emergência.

COMPETÊNCIAS

  • Conhecer os riscos das radiações ionizantes para a saúde e as medidas de proteção necessárias;
  • Entender os fundamentos de Proteção Radiológica e conhecer o enquadramento legal da Proteção Radiológica;
  • Executar programas de trabalho, realizando o trabalho com radiações ionizantes de forma segura;
  • Utilizar os equipamentos de proteção individual de forma adequada;
  • Operar as fontes de radiação nas condições definidas pelo especialista em proteção radiológica e pelo responsável pela proteção radiológica;
  • Aplicar as medidas de proteção necessárias aos pacientes e aplicação do princípio da otimização à exposição médica;
  • Notificar de imediato qualquer evento significativo ao Responsável pela Proteção Radiológica.

Metodologia

Os conteúdos que compõem este Curso de Formação serão lecionados em aulas teóricas e seminários (com recurso a apresentação multimédia), cuja finalidade será a docência interativa com o aluno. As sessões serão dinamizadas, recorrendo ao método ativo, incentivando os formandos a partilhar situações reais e vividas em contexto laboral, através das quais se possa atestar a importância das temáticas lecionadas nesta formação.

As sessões de formação decorrerão na modalidade à distância.

Destinatários

Profissionais com interesse na área das atividades médicas de Imagiologia, Medicina Dentária, Medicina Nuclear e Radioterapia.

Pré-requitos:
Habilitações mínimas de acesso à formação de Técnico Operador (Decreto-Lei 227/2008): Candidatos titulares de diploma de ensino secundário obrigatório.

Candidatura e selecção

Candidaturas encerradas.

A seleção é realizada mediante análise curricular e ordem de inscrição.

O Curso decorrerá mediante nº. mínimo de formandos por cada área da formação opcional.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

20 horas

Unidades de crédito do curso

2

Critérios de aprovação

Presença obrigatória em 80% das aulas online. Teste individual de escolha múltipla, com a duração de 1h, realizada via plataforma online, no final da 4ª semana, após conclusão das sessões letivas. Considera-se que o formando obteve aproveitamento quando atingida uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

Duração e regime

O curso decorrerá à terça-feira e quinta-feira das 18h às 21h, durante 4 semanas.

Cronograma

setembro de 2023

O curso terá a duração de 20h de sessões teóricas, na modalidade de ensino à distância síncrono. Decorrerá em regime pós-laboral, durante 4 semanas. 

Cronograma Provisório.

Corpo docente

Anabela Gregório Dias , Prof.ª Doutora

Licenciatura em Engenharia Física; PhD em Ciências da Engenharia, Pós-graduação em Física Médica, Técnica Superior de Saúde – Física Médica, IPOFG, EPE; Especialista em Proteção e Segurança Radiológica; Perito Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 1.

Armindo Renato Sousa, Dr.

Licenciatura em Radiologia; Técnico Coordenador do Serviço de Radiologia do CHMA; Membro da Equipa de Qualidade, Risco e Segurança; Membro da Comissão de Gestão do Risco; Membro da Comissão de Exposição a Radiações; Técnico Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 2

Rui Barros, Mestre

Mestrado em Engenharia Biomédica; Responsável pela Proteção Radiológica / Especialista em Proteção Radiológica CUF; Diretor Técnico em Proteção Radiológica (Ambimed); Perito Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 1.

Amadeu Martins, Mestre

Mestrado em Gestão e Avaliação em Tecnologias de Saúde; Responsável da Proteção Radiológica Local da Unidade de Medicina Nuclear da Clínica de Miraflores, da unidade de PET/CT do Centro Oncológico Natália Chaves e da Unidade de Medicina Nuclear da Unidade de Radioterapia do Funchal; Técnico Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 2.

Cecília Borges, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Física Médica; Responsável pela Proteção Radiológica – CUF (área médica); Membro da Comissão de Proteção Radiológica e Física Médica – CUF; Perito Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 1.

Miguel Pontes, Mestre

Licenciatura em Engenharia Física e Tecnológica; Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores; Físico Sénior nas empresas Medical Consult e Mercurius Health; Físico Responsável da Radioterapia do Centro Oncológico Dra. Natália Chaves; Perito Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 1.