Introdução

O transporte inter-hospitalar e intra-hospitalar de doentes críticos coloca o doente em risco de eventos adversos e aumento da morbilidade e mortalidade. A minimização do risco pode ser alcançada através da formação dos profissionais de saúde que os acompanham, assim como, a revisão de incidentes críticos recorrentes com estratégias direcionadas para reduzi-los.

 Este curso dinâmico dará aos participantes a confiança e o conhecimento para preparar e transferir doentes numa variedade de situações que vão desde transportes primários, secundários ou mesmo intra-hospitalares. O curso usará uma ampla variedade de estratégias de ensino que vão desde palestras teóricas, estações práticas e casos clínicos.

 O curso fornece o treino e as competências necessárias para um transporte de doentes críticos, baseado em guidelines nacionais e internacionais atualizadas. Este curso intensivo de um dia proporcionará ao pessoal médico e não médico as habilidades e os conhecimentos necessários para tornar a transferência de doentes críticos o mais segura e eficiente possível, melhorando os resultados e o conforto para o doente e equipa.

 É espectável que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta preventiva e uniforme de atuação perante situações de transporte de doente críticos.

Data de realização do curso

27 de maio de 2023 - Coimbra - Fundação Bissaya Barreto 

Inscrições encerradas.

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

  • Legislação sobre o transporte de doentes
  • Fases do transporte do doente crítico
  • Tipos de transporte
  • Meios de transporte
  • Formação e profissionais que acompanham o transporte
  • Complicações do transporte
  • Auditoria e controlo de qualidade
  • Casos clínicos
  • Estações práticas 

Documentação necessária de candidatura

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Coimbra
Centro de Formação Bissaya Barreto
Campus do Conhecimento e da Cidadania - Quinta dos Plátanos
Apartado 7049, Bencanta | 3046-901 COIMBRA
Telefone: 239 800 400
email: formacao@fbb.pt

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso tem por objetivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos e enfermeiros. O curso baseia-se no transporte de doentes em estado crítico, na organização e formação de equipas dedicadas ao transporte e a implementação de programas de acompanhamento e auditoria do transporte do doente crítico.

Resumo

O Curso tem por objetivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos e enfermeiros. O curso baseia-se no transporte de doentes em estado crítico, na organização e formação de equipas dedicadas ao transporte e a implementação de programas de acompanhamento e auditoria do transporte do doente crítico.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de estações práticas e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos que evoluirão pelas estações práticas em crescente de diferenciação clínica.
Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:6.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

  • Médicos e Enfermeiros. 

Candidatura e selecção

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

5

Carga horária

8 horas

  • 9h às 13h e das 14h às 18h

Critérios de aprovação

Para obter aprovação no curso, a assiduidade é obrigatória e cada formando deverá obter 70% de aptidão no diagnóstico de competências teóricas e 100% no diagnóstico de competências práticas, com possibilidade de uma única repetição.

Corpo docente

Mauro Alexandre Pereira, Dr.

Mestrado Integrado em Medicina, médico especialista em Anestesiologia no Hospital de Braga, Médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Braga e da equipa de Emergência Interna e Sala de Emergência do Hospital de Braga e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Hospital. coordenador e formador do Curso de Transporte do Doente Critico, formador do curso International Trauma Life Support (ITLS) da CESPU.

Hugo Sousa, Enf.

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduação em Trauma Emergência e Catástrofe; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Braga; Enfermeiro Coordenador Hospitalar de Doação e Transplantação de Órgãos do Hospital de Braga; Formador nos cursos de Ventilação Mecânica Invasiva e Monitorização do Doente Crítico, coordenador e formador do programa de Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa da CESPU formação; Formador ITLS da CESPU formação; Formador acreditado do Emergency Care & Safety Institute.

Fernando Fernandes Gonçalves, Enf.

Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.