Introdução

A Comunicação é um recurso essencial ao ser humano. A sua importância eleva-se perante o contexto de saúde atual.
A Programação Neurolinguística (PNL) tem ganho um notório impacto e reconhecimento na melhoria da comunicação,
enquanto ferramenta que contribui de forma inequívoca para o desenvolvimento de habilidades em responder, perante os
múltiplos desafios e necessidades humanas.
A inteligência emocional é uma competência pessoal fundamental na criação de estratégias de gestão de stress, assim
como no reconhecimento e regulação do vasto espectro de emoções que nos potenciam ou condicionam.
É urgente olhar para a componente emocional que nos caracteriza e diferencia. Criar motivação, entusiasmo,
engagement, crescimento e contribuição em saúde.
Ensinar e criar saúde na comunidade requer, na sua essência, recursos pessoais bem estruturados, flexibilidade
comportamental e literacia emocional para uma intervenção mais respeitosa e bem sustentada.
Espera-se com este curso habilitar os seus participantes de capacidades pessoais e profissionais diferenciadoras, até
então não identificadas, exploradas ou otimizadas, com vista ao seu ganho em saúde e qualidade de vida e
consequentemente da saúde e bem-estar daqueles com os quais se relacionam, pessoal e profissionalmente.

Data de realização do curso

março de 2025

Local(is) de realização

Gandra - Paredes

Áreas de conhecimento

  • Medicina
  • Enfermagem
  • Medicina Dentária
  • Fisioterapia
  • Psicologia
  • Nutrição
  • Ciências Farmacêuticas
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública

Estrutura curricular

U.C.1- Comunicar com a PNL

Programação Neurolinguística (PNL) - Definição
Breve enquadramento histórico 
Princípios básicos da PNL
Pressupostos da PNL
Diretivas primárias do inconsciente
Modelo de Comunicação da PNL
Rapport
Feedback
Sistemas de Representação
Submodalidades
Reenquadramento e Resignificação
Linguagem
Uso consciente da Linguagem
Pressupostos da Linguagem
Chunking Up, Down e Lateral
Metamodelo
Níveis Neurológicos de Comunicação

U.C. 2 - As Emoções e Stress

Inteligência Emocional: definição de conceito e modelos 

Emoção e Educação Emocional no contexto de trabalho: definição de conceitos; competência emocional 
Emoções e gestão emocional: Reconhecimento das emoções do próprio e nos outros; Estratégias para a gestão de estados emocionais
negativos; Estratégias para gerar estados emocionais positivos; Estilos de comunicação 
Stress: definição do conceito; estratégias para a gestão de stress 
U.C. 3 - Gestão de Pessoas nas Organizações de 
Saúde
A Gestão de pessoas nas organizações de saúde 
O Bem-estar e o Engagement 
A Comunicação nas organizações 

Documentação necessária de candidatura

Emolumentos

Propinas: 360 euros ou 4 prestações de 90 euros

Informação e contactos

CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Desenvolvimento pessoal com vista ao enriquecimento da qualidade de vida.
Acesso a recursos pessais e profissionais até aqui não empregues e otimização da sua utilização.
Aplicação de estratégias, pessoais e profissionais, de maior êxito.
Integração de princípios fundamentais que resultam no aumento da flexibilidade e eficiência no trabalho e na vida privada.
Promoção do Engagement, Motivação e Bem-estar dos recursos humanos nas organizações de saúde.

Metodologia

Expositiva.
Demonstrativa.
Dinâmicas teórico-práticas individuais e de grupo.

Destinatários

Licenciados, Mestres ou Doutorados nas áreas da saúde.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até 14/02/2025

A seleção é realizada por ordem de inscrição. 

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

46 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

7

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular será integrada num momento único de avaliação, no final do curso, pela realização de uma apresentação. Para obter o diploma é necessário que o número de faltas, não exceda 10% da carga horária. 

Duração e regime

O curso decorrerá nos dias 01, 07, 08, 15, 21, 22 e 29 de março de 2025, em regime presencial.

Cronograma

março de 2025

01 de março de 2025

07 e 08 março de 2025

15 de março de 2025

21 e 22 março de 2025

29 de março de 2025

Cronograma Provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais, previamente comunicadas pela coordenação do curso. 

Corpo docente

Isabel Costa, Mestre

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Especialista em Farmácia Hospitalar pelo Colégio da Especialidade da Ordem dos Farmacêuticos. Curso de Macrobiótica – Saúde e Auto-transformação - pelo Instituto Macrobiótico de Portugal (3 níveis). Consultora em Social Panorama pelo International Laboratory for Mental Space Research e PNL Portugal. Practitioner em Time Line Therapy pela PNL Portugal e Time Line Therapy Association. Practitioner na arte e ciência da Programação Neurolinguística pelo Instituto PNL Portugal e Associação Holandesa de PNL – NVNLP.  Carreira farmacêutica hospitalar, no âmbito do doente, da doença e do medicamento enquanto especialista nas diferentes valências que compõem o circuito do medicamento. Docente na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU, CRL) – responsável pelo ensino teórico-prático das disciplinas de Farmacologia e Terapêutica nos Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Osteopatia, Podologia e Fisiologia Clínica. Docente na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU, CRL) – responsável pelo ensino teórico e teórico-prático das disciplinas de Informação e Aconselhamento sobre o Uso do Medicamento, Farmácia Hospitalar e Tecnologia de Produção Asséptica no Curso de Farmácia. Investigação e colaboração em projetos científicos no âmbito do plano de ação em Saúde Pública do Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e sob a coordenação do Professor Doutor Henrique Barros.

Paulo Castanheira da Silva, Mestre
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos, Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Pós-Graduado em Gestão na Saúde. 
Tem exercido a sua atividade profissional maioritariamente no setor público hospitalar, embora conte também com vários projetos 
Ana Isabel Teixeira (1), Profª. Doutora

Doutoramento em Ciências de Enfermagem (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) pela Universidade do Porto, Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria em 2011 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências em Saúde

Sara Lima, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho onde desenvolveu tese no âmbito da Doença de Alzheimer; Professora Associada/Professora Adjunto Principal na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Diretora da Unidade de Investigação para a Inovação em Saúde e Bem-estar, e investigadora na colaboradora na ToxRun, sendo investigadora principal em projetos multidisciplinares relacionados com o Envelhecimento e com a Promoção da Saúde, tem várias publicações na área do envelhecimento e na Doença de Alzheimer. Psicóloga Clínica da Saúde na Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave entre 1999-2022 onde foi Diretora Técnica na Unidade de Internamento de Média Duração e Reabilitação. Psicóloga Clínica na CESPU, Nova Saúde Parcerias- Famalicão.