Introdução

Os desafios na Gestão e Administração em Saúde exigem das organizações e profissionais uma maior flexibilidade, eficiência e inovação. A necessidade de novas abordagens que melhorem a acessibilidade integrada, promovam ganhos em saúde baseados em valor e garantam a gestão financeira e operacional é uma exigência fundamental. O crescente desafio da digitalização dos sistemas de saúde e a integração de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e análise de grandes volumes de dados, impõem novos conhecimentos e dinâmicas de gestão.
Os gestores de saúde são responsáveis pela garantia desta inovação e criatividade e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências avançadas que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.
Assim, esta formação torna-se imprescindível para enfrentar os novos desafios do setor. A habilidade de utilizar dados para otimizar processos, prever necessidades e formular políticas eficazes é um diferencial competitivo que contribui significativamente para a melhoria da saúde da população e para a sustentabilidade das organizações de saúde.

Data de realização do curso

Novembro de 2024

Local(is) de realização

Hospital da Senhora da Oliveira (Guimarães)

Áreas de conhecimento

  • Gestão e Administração

Estrutura curricular

U. C. 1 - Direito, Ética e Legislação em Saúde
U. C. 2 - Economia da Saúde
U. C. 3 - Financiamento e Contratualização em Saúde
U. C. 4 - Recursos Humanos, Liderança e Gestão de Talentos
U. C. 5 - Gestão da Qualidade e Segurança em Saúde
U. C. 6 - Gestão de Operações e Logística
U. C. 7 - Sistemas de Informação e Business Intelligence em Saúde
U. C. 8 - Planeamento e Desenvolvimento Sustentável
U. C. 9 - Marketing e Comunicação em Saúde
U. C. 10 - Inovação e Design Thinking em Saúde
U. C. 11 - Comportamento e Coaching Organizacional 
U. C. 12 - Contabilidade e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde
U. C. 13 - Ciência de Dados e Estatística Integrada
U. C. 14 - Gestão Estratégica da Saúde e Governação Clínica Baseada em Valor
U. C. 15 - Inteligência Artificial e Teconologias Digitais em Saúde
U. C. 16 - Políticas e Sistemas de Saúde
U. C. 17 - Análise Financeira e Investimentos em Saúde

Acreditação(ões)

O Executive Master em Gestão e Administração em Saúde é um curso de formação acreditado pelas seguintes entidades:

Ordem dos Enfermeiros com a atribuição de 3,5 CDP.

- Ordem dos Psicólogos com a atribuição de 136 CDP.

- Ordem dos Farmacêuticos com a atribuição de 5 CDP.

Ordem dos Nutricionistas. 

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros

Propina para o Público em Geral
2.800 euros ou 14 prestações mensais de 200 euros

Propina para a ULS do Alto Ave
2.520 euros ou 14 prestações mensais de 180 euros

Desconto aplicável sobre o valor da propina:

  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Médicos Dentistas e Enfermeiros

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Hospital da Senhora da Oliveira (Guimarães)
Rua dos Cutileiros, 114, Creixomil
4835-044 Guimarães

Entidades parceiras

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este Executive Master tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas exigências e contribuir para a eficiência e adequabilidade estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que englobe a metodologia expositiva, e-learning, resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

276 horas de contacto.

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária.
Para aprovação o formando terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. 

Duração e regime

O curso decorrerá de novembro de 2024 a fevereiro de 2026. As aulas decorrerão quinzenalmente, às sextas feiras das 18h00 às 22h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

Novembro de 2024 a fevereiro de 2026

2024

30 de novembro – Sessão de Abertura

13 e 14 de dezembro

2025

17, 18, 31 de janeiro;

1, 14, 15, 28 de fevereiro;

1, 14, 15, 28 e 29 de março;

11 e 12 e abril;

9 e 10 de maio – International Congress Health Management Administration “Global Healthcare Management: Challenges and Innovations";

16, 17, 23 e 24 de maio;

6 e 7 de junho;

4 e 5 de julho;

12, 13, 26 e 27 de setembro;

10, 11, 24 e 25 de outubro;

7, 8, 21 e 22 de novembro;

12 e 23 de dezembro.

2026

9, 10, 23 e 24 de janeiro;

6 e 7 de fevereiro.

O cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Alvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Ana Harfouche, Profª. Doutora
Ana Reis, Prof.ª Doutora

Concluiu o doutoramento em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 2017, e o mestrado na mesma área em 2011. Desenvolve a sua atividade principal na Entidade Reguladora da Saúde, assumindo funções de direção, que conjuga com as funções de docente do ensino superior, designadamente no Executive Master em Gestão e Administração em Saúde, da CESPU. As suas áreas de especialização incluem a economia da saúde, a saúde pública, e a gestão em saúde, e conta com artigos publicados nessas áreas em revistas internacionais indexadas. Colabora como revisora em inúmeras revistas internacionais indexadas.

Anabela Santos Rodrigues, Profa. Doutora
Docente do Ensino Superior. Doutorada em Psicologia(linha de investigação de trabalho de equipa). Licenciada em Enfermagem. Licenciada em Psicologia.
Carmen Queirós, Mestre

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de S. João. Mestre em Enfermagem, na especialidade de Enfermagem Avançada. Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação e possui o título de Especialista de Ensino Superior. Frequenta o Doutoramento em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É Investigadora Integrada na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Core Staff do Portugal Centre for Evidence Based Practice (PCEBP) - a Joanna Briggs Institute Centre of Excellence - na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. É Professora Adjunta Convidado na CESPU, na Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa.

Carlos Esteves, Enf.

Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Mestrando em Gestão de Unidades de Saúde. Diretor Serviço Esterilização (2008-2010), certificado pela ISO 9001, Gestor da Qualidade (>2010) e Gestor de Risco (>2019), Coordenador da VMER (2009-2019) e Coordenador da Emergência Intra-Hospitalar (>2016) do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.. Auditor do CHKS para Programas de Acreditação em Saúde (>2002). Curso de Auditoria pela ISO 19011 para ISO 9001; Perito Técnico pela LusoAenor. Membro do Accreditation Awards Panel do CHKS (>2019) e do Accreditation Council (>2019). Gestor de Cliente do Programa Nacional de Acreditação de Hospitais (Instituto da Qualidade na Saúde: 2002-2007). Membro da equipa de melhoria contínua da ARS-N para os Cuidados Continuados (2009-2010). Membro da Direção (e sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde (2010-2019). Membro da CT 180 (APQ/IPQ): Gestão do Risco (2011-2019).

Fernanda Silva, Mestre

Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações pela Ordem dos Psicólogos. Possui Mestrado em Educação – Formação, Trabalho e Recursos Humanos e licenciatura em psicologia - Universidade do Minho; Pós-graduação em gestão de recursos humanos – ISAG; Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica- Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto; o Curso de Enfermagem Geral; Escola Calouste Gulbenkian de Braga -1984. Exerce a atividade no Centro Hospitalar do Médio Ave (desde 1985) coordenando a Formação Contínua e o Ensino Pré e Pós graduado. Exerce a Actividade de Formadora como trabalhador liberal desde 1998; Orientadora de estágios de alunos da Universidade do Minho dos cursos de Licenciatura e de Mestrado de Psicologia e Educação. Atividade de Docente do Ensino Superior desde 2001.

Francisco Pavão, Dr.
João Oliveira, Dr.

Licenciado em Matemáticas Aplicadas e pós-graduado em Administração e Gestão da Saúde. Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga desde junho de 2019. Anteriormente (desde 2016), Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e vogal executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, entre 2009 e 2016. Exerceu ainda funções como diretor do Serviço de Aprovisionamento do Hospital de São João. Foi, também, diretor logístico e gestor de informação para a Península Ibérica na Uponor.

João Pedro Tavares, Dr.

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho. Pós-Graduação em Gestión de las Relaciones Laborales, pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Certificação Internacional em Coaching. Practicionner em PNL. Vice-presidente da Associação Portuguesa dos Gestores de Recursos Humanos (de 2007 a 2016) e Vice-Presidente da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Empresas de Recursos Humanos (2010 – 2016). Autor da teoria e do livro “Liderança VIP – …para o século XXI”. Empresário, Gestor, Coach e Consultor de empresas e recursos humanos em várias empresas. Docente universitário e Pós Universitário em várias instituições Portuguesas e Espanholas. Com mais de trinta anos como quadro superior e administrador de empresas nacionais e multinacionais. 

João Rebelo, Dr.

Advogado, mestre em direito e Diretor de Serviços Jurídicos & Compliance do Grupo Luz Saúde (Hospital da Luz).

As suas áreas de exercício preferencial são o Direito da Saúde, Biotética, Direito Societário e Regulação (licenciamento, dados pessoais e medicamento). Já participou em diversas transações comerciais, donde se destacam a compra e venda de unidades privadas de saúde, fusões e aquisições, contratos de parcerias público-privadas, negociação e celebração de contratos de financiamento e outros contratos em geral. Presta assessoria jurídica às equipas de recursos humanos de vários hospitais e clínicas, bem como o necessário acompanhamento dos assuntos jurídicos.

Integra ainda várias comissões de ética hospitalares e tem colaborado com diversas universidades e instituições de ensino superior, sobretudo lecionando a disciplina de direito e legislação saúde, no âmbito de pós-graduações e mestrados.

José Ribeiro, Enf.
Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Manuel Pinto, Dr.
Manuela Martins, Profa. Doutora
Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Doutorada em Ciências da Enfermagem.
Maria José Teixeira Cabral Costeira Paulo, Prof.ª Doutora

Doutoramento pela Escola de Medicina Universidade do Minho. Responsável pela Qualidade e pela reAcreditação do HSOG pelo referencial Joint Commission International (2016- Jun 2018). Diretora Clínica do Hospital Senhora da Oliveira, EPE- Guimarães (2012- Jun 2018). Missão Humanitária integrada no projeto PIMI do IMVF, com o objetivo de redução da mortalidade materna e infantil na Guiné Bissau (Set- Dez 2018). Membro do Colégio de Neonatologia da Ordem dos Médicos (2012-2017). Membro da Comissão para a Investigação da Sociedade Portuguesa de Neonatologia (2011-2017). Professora Convidada na EMUM (2011-2017). Colaboradora no Ensino de Medicina na EMUM (2002-2012). Realização de vários seminários integrados no curso “Crossing a road into neurosciences”, organizado pela International Brain Research Organization e realizado na  Universidade Eduardo Mondlane- Maputo (Moçambique) (Jun 2012). Realização de vários seminários integrados no “3rd International Workshop of Patient Safety”, realizado na Clínica Sagrada Esperança em Luanda (Angola) (Abril 2013).

Marta Carmo Palmeirão , Mestre

Doutoranda (desde 2017) no programa de Doutoramento em Direito, Ciências Jurídico – Económicas na Universidade do Porto. Mestre em Direito/Ciências Jurídico-Económicas pela Universidade do Porto. Licenciada em Direito pela Universidade do Porto. Intervenção no plano de estudos e dos cursos da Escola Superior de Gestão em Saúde, da ANF. Formação Avançada Pharmacy and Health Leadership (PH+), na Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (2018-2019). MBA Internacional em Gestão, Finanças e Marketing, com extensão internacional na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC) e na Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas (ESADE Business School), Barcelona (2011 e 2013). Pós-Graduação em Regulação Pública e Concorrência no Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), Universidade de Coimbra (2009-2010). Assessoria Jurídica na Associação Nacional das Farmácias, desde 2016. Jurista na ERS, Departamento de Estudos e Regulação Económica, Departamento de Supervisão do Sistema de Saúde, e Departamento de Apoio ao Regulado (entre 2008 e 2015).

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Óscar Gaspar, Dr.
Pedro Aguiar, Dr.
Ricardo Mena, Prof. Doutor

Doutorado em Comunicação e Publicidade pela Universidade de Vigo, é atualmente Docente do IPAM Porto. É professor coordenador no IPAM Porto na área de Marketing Estratégico. Foi também coautor do livro Health Care Marketing lançado em 2016 pela LEYA. Ricardo Mena foi fundador e diretor de inovação da MM + A Branding, empresa portuguesa com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de Branding Estratégico. Trabalhou com várias empresas como TrofaSaúde, Esferasaúde, CUF Saúde, Medicyn entre outros.

Ricardo Mestre, Dr.
Rita Moreira, Dra.
Rita Sá Machado, Dra.

Diretora Geral Direção Geral da Saúde.

Rosário Barros, Dra.
Vítor Macedo, Prof. Doutor

Doutoramento em Economia. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP.  É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.