A Enfermagem Perioperatória, área especializada da Enfermagem, destaca-se pela constante necessidade de formação contínua, que acompanha as inovações, técnicas e tecnológicas de forma que a intervenção da/o enfermeira/o à pessoa em situação perioperatória, e sua família, se configura num processo padronizado de boas práticas, promotoras da segurança e da qualidade dos cuidados num continuum – antes, durante e após procedimentos cirúrgicos e anestésicos (OE, 2017).
A pós-graduação centra-se no exercício da enfermagem na fase intra-operatória e assume-se como uma formação completa, integrada e diferenciada. O seu plano de estudos contém unidades curriculares centrais ao aprofundamento e/ou desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades para intervenção diferenciada. Compatibiliza conteúdos programáticos com a inovação e a evolução da Ciência de Enfermagem, destacando as novas abordagens em anestesiologia e cirurgia robótica. Integra um corpo docente com experiência profissional no contexto perioperatório, com percursos académicos e profissionais distintos em instituições de referência nacional.
Esta pós-graduação apresenta-se como uma plataforma de preparação e continuidade de estudos uma vez que integra unidades curriculares passíveis de creditação em cursos conferentes de grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, área da Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória (aguarda aprovação da A3ES).
Março de 2024
UC 1 – Enquadramento Conceitual da Enfermagem Perioperatória
UC 2 – Ética e Deontologia em Enfermagem
UC 3 - Organização e gestão dos cuidados perioperatórios
UC 4 - Segurança e gestão de risco perioperatório
UC 5 - Enfermagem Perioperatória: Anestesiologia e cuidados pós-anestésicos
UC 6 - Enfermagem Perioperatória: Circulação
UC 7 - Enfermagem Perioperatória: Instrumentação cirúrgica
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 euros
Matrícula
250 euros
Propinas
1.860 euros ou 12 prestações mensais de 155 euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
Parceria Banco Santander:
Solução Formação para Enfermeiros
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
- Dotar os/as estudantes com conhecimentos e habilidades de intervenção específicas e diferenciadas à pessoa em contexto intra-operatório.
- Dotar os/as estudantes de estratégias e métodos de intervenção específicos para maximizar a segurança da pessoa em situação perioperatória e da equipe pluridisciplinar, congruente com a consciência cirúrgica.
- Dotar os estudantes de ferramentas que permitem a tomada de decisão autônoma em enfermagem à pessoa em situação perioperatória.
O curso adota o modelo de formação em b-learning e inclui sessões de prática simulada.
Licenciados em Enfermagem.
CANDIDATURAS ENCERRADAS.
20
270 horas de contato.
30
Avaliação contínua que pode incluir: avaliação escrita, avaliação prática, apresentação de trabalhos em grupo e discussão individual dos trabalhos apresentados. O número de faltas não poderá ultrapassar 20% da carga horária de cada unidade curricular.
O curso decorre quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h, e das 14h às 18h.
Março de 2024 a Fevereiro de 2025
08, 09, 22 e 23 de março de 2024
12, 13, 26 e 27 de abril de 2024
10, 11, 24 e 25 de maio de 2024 07
, 08, 28 e 29 de junho de 2024
12, 13, 26 e 27 de julho de 2024
13, 14, 27 e 28 de setembro de 2024
11, 12, 25 e 26 de outubro de 2024 08
, 09, 22 e 23 de novembro de 2024
13, 14, 20 e 21 de dezembro de 2024
03 , 04, 17, 18, 24 e 25 de janeiro de 2025
01, 07, 08, 22 de fevereiro de 2025
Cronograma Provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais, nomeadamente nas aulas presenciais.
Médico Anestesiologista no Centro Hospitalar e Universitário do São João; Organizador e Docente do Curso “Blended Learning Introduction to Clinical Studies (BLICS)”; Membro do grupo EvidenS do Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS);Docente no Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Integra o Programa Doutoral em Investigação e Serviços de Saúde; Formação avançada em abordagem da via aérea difícil e Suporte Avançado de Vida.Extensa atividade científica publicada na área de atuação;
Licenciada e Mestrado em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Comunitária. A exercer funções no Bloco Operatório do Instituto Português de Oncologia do Porto. Atividade docente em cursos de Enfermagem. Participação em diversos grupos de trabalho na sua área de intervenção.
Mestrado e Licenciatura em Enfermagem; Executive Master em Gestão e administração em Saúde; Pós-Graduação em Supervisão clínica; Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Enfermeiro Elo de ligação do serviço à Unidade de Dor Aguda; Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do CHTS; Participação em diversos grupos de trabalho na sua área de intervenção; Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CAP)
Licenciatura em Enfermagem; Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação. Formação avançada em cirurgia robótica no Bloco Operatório; Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Reabilitação; Enfermeiro no Bloco Operatório do Hospital da Luz Arrábida; Enfermeiro no Serviço de Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida (2010 a 2012); Enfermeiro no Serviço de Internamento/Consulta Externa do Hospital da Luz Arrábida (2003 a 2010); Enfermeiro no Serviço de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Pedro Hispano, Matosinhos (2003 a 2004); Atividade docente em cursos de Enfermagem; Envolvimento em atividades científicas na área de atuação.
Mestrado e licenciatura em Enfermagem; Enfermeiro da equipa de ECMO e no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário São João. Enfermeiro no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Central Grupo Trofa (2020 a 2022); Enfermeiro no Serviço de Atendimento Permanente do Hospital Narciso Ferreira (2019 a 2020); Enfermeiro no Serviço de internamento de Cirurgia e de Medicina do Hospital da Luz de Guimarães (2018 a 2019); Enfermeiro no Serviço de Internamento de Cirurgia e Obstetrícia do Hospital da Luz da Póvoa de Varzim (2017 a 2018);Envolvimento em atividades científicas na área de atuação; Atividade docente em cursos de Enfermagem. Pós-Graduação em Abordagem ao doente crítico; Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Curso de Formação Inicial de Formadores (CAP); Curso de Ventilação Invasiva e não invasiva; Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular; Curso “International Trauma Life Support”; Curso “Essenctials of Advanced Airway Management”;
Mestrado Integrado em Medicina; Assistente Hospitalar de Anestesiologia no IPO-Porto; Médico Anestesiologista no Centro Hospitalar e Universitário do São João (2022); Médico de Emergência Pré-Hospitalar (2019-2021); Integra o Programa Doutoral em Investigação e Serviços de Saúde; Formação avançada em Bloqueios de nervos periféricos, abordagem da via aérea difícil e Suporte Avançado de Vida. Atividade docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Diversas publicações científicas na área de atuação.
Nelson Coimbra é atualmente enfermeiro supervisor do Bloco Operatório Central e do Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e coordenador da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Universitário do Porto. Desempenhou funções de enfermeiro gestor no Serviço de Urgência entre 2018 e 2020. Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Medicina de Catástrofe. Título de Especialista (Dec. Lei 206/ 2009 de 31 de agosto) área científica de Enfermagem. Pós-graduado em Gestão dos Cuidados de Saúde.
Mestrado em Informática Médica; Licenciatura em Enfermagem; Enfermeira no Bloco Operatório do Hospital Lusíadas do Porto e no Bloco Operatório Central do Hospital Pedro Hispano – Matosinhos; Enfermeira no Bloco Operatório do Hospital Privado de Alfena (2011 a 2015); Enfermeira no Serviço de Medicina do Hospital Pedro Hispano – Matosinhos (2005 a 2009); Enfermeira no serviço de internamento cirúrgico do IPO-Porto (2003 a 2005); Enfermeira Elo de ligação para as comissões no âmbito da qualidade em saúde; Pós-Graduação de Enfermagem de Bloco Operatório e Instrumentação Cirúrgica; Curso de Formação Inicial de Formadores (CAP); Diversas publicações científicas na área de atuação; Atividade docente em Enfermagem; Membro de Associações profissionais de Enfermagem.
Licenciatura em Enfermagem; Enfermeira no serviço de Bloco Operatório Central do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa; Enfermeira no serviço de internamento do IPO-Porto (2003).
Licenciatura em Enfermagem; Enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Enfermeira no Bloco Operatório Central do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa; Enfermeiro com atividade de gestão no Bloco Operatório; Enfermeira no serviço de ortopedia (2005 a 2013); Pós-Graduação em Gestão de serviços de Enfermagem; Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Participação em grupos de trabalho na sua área de intervenção.
Mestrado e Licenciatura em Enfermagem, Enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Perioperatória no Bloco Operatório Central do IPO-Porto desde 2016. Enfermeira Gestora de Risco Local no serviço de internamento cirúrgico do IPO-Porto (2014 a 2016); Enfermeira no serviço de Internamento Cirúrgico do IPO-Porto (2008 a 2016); Competência acrescida e diferenciada em Enfermagem Oncológica, reconhecida pela Ordem dos Enfermeiros; Curso de Especialização em Enfermagem em anestesiologia; Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular; Pós-Graduação em Gestão de serviços de saúde; Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Curso de Formação Inicial de Formadores (CAP); Pós-Graduação em Enfermagem em Instrumentação Cirúrgica. Participação em diversos grupos de trabalho na área do Perioperatório; Diversas publicações científicas na área de atuação; Membro de Associações profissionais de Enfermagem.
Experiência profissional enquanto enfermeira de 17 anos no contexto do doente cirúrgico. Tem experiência profissional e formação académica na área da gestão de unidades de saúde e de recursos humanos; regente da unidade curricular de "Administração, Gestão e Empreendedorismo em Enfermagem"; realizou investigação com publicações na área da Supervisão Clínica de Pares; realizou Investigação com publicações na área da Satisfação no Emprego de Enfermeiros.
Doutorada em Bioética pela Universidade Católica - Instituto de Bioética - Porto, onde desenvolveu tese no âmbito dos maus-tratos ao idoso em contexto familiar. Professora Auxiliar/Professora Adjunto Principal, na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Enfermeira Chefe do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 2002 a 2012. Enfermeira Especialista de Enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Enfermeira Generalista de 1980 a 1990 Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Presidente da Comissão de Ética CESPU-IPSN e Membro da Comissão de Ética da CESPU.