A pele constitui uma barreira natural de defesa do corpo, quando este fica comprometido fica mais vulnerável à penetração de agentes estranhos e consequentemente à formação de lesão - ferida.
No contexto laboral, muitas feridas são um problema, quer para os pacientes, quer para os profissionais que as tratam, pelas complicações decorrentes da própria lesão e/ou por complicações do próprio indivíduo ou do ambiente.
Pelos avanços científicos, tecnológicos e farmacológicos frutos da investigação produzida a abordagem à ferida tem evoluído nas últimas décadas. Já existe muita evidência científica nesta área da prática e do conhecimento. Conscientes destes fatos, temos certeza de que esta pós-graduação visa fornecer elementos adicionais aos conhecimentos dos profissionais que em sua atividade, seja no âmbito institucional, seja no âmbito domiciliário, lidam com ferimentos.
Fevereiro de 2024
Estrutura Curricular
U.C. 1 - A pessoa con Ferida: Avaliação Multidimensional
1.1. Anatomia e fisiologia da pele
1.2. Fisiologia da cicatrização: na ferida Aguda e na ferida crónica; o ambiente ideal para a cicatrização (favoráveis e condicionantes)
1.3. Controlo da dor: farmacológico e não farmacológico
1.4. Avaliação e intervenção Nutricional: Instrumentos de avaliação nutricional; Desnutrição como fator de risco major; O papel dos nutrientes na prevenção e no tratamento de feridas
1.5. Controlo da infeção: Limpeza ambiental e dos materiais; destino dos resíduos
U.C. 2 - Opções de tratamento local na Ferida
2.1. Avaliação e caracterização da ferida
2.2. Preparação do leito da ferida: Tipos de limpeza; desbridamento
2.3. Gestão do exsudado
2.4. Controlo da Infeção: biofilme
2.5. Estimulação das margens e a pele perilesional: maceração; eritema; escoriação; descamação; edema e vesículas
2.6. Opções terapêuticas - Materiais de penso
2.7. Opções avançadas
2.8. Casos clínicos
U.C. 3 - Guidelines Internacionais em Feridas
3.1. Úlcera por pressão: da prevenção à intervenção
3.2. Pé Diabético e o potencial para o desenvolvimento de lesões
3.3. Úlcera de perna
3.4. Queimaduras
3.5. Prevenção da infeção do local cirúrgico
3.6. Feridas malignas e radiodermites
3.7. Feridas em pediatria
3.8. Complexidades em feridas
3.9. Cuidar do idoso com ferida: dermatoporose
U.C. 4 - Ostomias e Incontinência
4.1. Ostomia de eliminação
4.2. Ostomia de respiração
4.3. Ostomia de alimentação
4.4. Incontinência e vulnerabilidade da pele.
U.C. 5 - "Empowerment" do Profissional e do Cuidador
5.1. Pesquisa em feridas, Tipos de estudos
5.2. Prática baseada na evidência
5.3. Feridas em contexto institucional e em contexto comunitário
5.4. Indicadores e registo no SClínico
5.5. Cuidar do Cuidador: Dificuldades e necessidades
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 Euros
Matrícula
250 Euros
Propinas
1.560 Euros ou 12 prestações mensais de 130 Euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
Parceria Banco Santander:
Solução Formação para Enfermeiros
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
1. Preparar profissionais para poderem planejar e intervir, em equipes multidisciplinares, na pessoa portadora de ferida;
2. Preparar e formar para uma intervenção adequada em problemas de pessoas portadoras de feridas tendo por base uma visão multidimensional;
3. Promover a melhoria contínua da qualidade de cuidados com base no conhecimento científico dos profissionais da saúde;
4. Incentivar a pesquisa e produção de conhecimento na área da saúde e em particular sobre a investigação sobre avaliação e intervenção em feridas.
Enfermeiros, Médicos, Farmacêuticos e Técnicos de Farmácia.
Candidaturas abertas até dia 02 de fevereiro de 2024.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
25
178 horas de contato
20
O número de faltas não poderá exceder os 25% da carga horária. Avaliação contínua.
O curso decorre de fevereiro de 2024 a janeiro de 2025. As aulas decorrem à sexta-feira, das 18h00 às 22h00 e sábado das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (excecionalmente das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).
fevereio de 2024 a janeiro de 2025
23 e 24 de fevereiro de 2024
8, 9, 22 e 23 de março de 2024
5, 6, 19 e 20 de abril de 2024
4 e 18 de maio de 2024
8, 9 e 22 de junho de 2024
5, 6, 12 e 13 de julho de 2024
13 e 27 de setembro de 2024
11, 12, 25 e 26 de outubro de 2024
8, 9 e 22 de novembro de 2024
6 e 7 de dezembro de 2024
11 de janeiro de 2025
Cronograma Provisório.
Enfermeiro no SCI1 do CHUP-HSA, Investigador associado no CINTESIS, Professor Assistente Convidado na ESSSM e UA, Vogal de Enfermagem da APNEP. Mestre em Ciências de Enfermagem, Doutorando em Ciências de Enfermagem e Pós-graduado em Gestão e administração dos serviços de Saúde. Linhas de investigação: Empoderamento Profissional, Enfermagem Baseada na Evidência, Nutrição. Palestrante em congressos nacionais e internacionais com os temas das linhas de investigação em Feridas e ventilação artificial.
Enfermeiro na ARS Norte, Mestre em Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular pela UCP, ICS. Membro da APTFeridas. Formador de várias formações em várias entidades formativas sobre Feridas, nomeadamente Úlcera de Perna e Pé diabético. Organizou, participou em vários Eventos sobre Feridas, assim como é detentor de várias formações sobre a temática.
Licenciada em Enfermagem, Pós-graduação em Feridas complexas, incontinência. Pós-graduação em gestão dos serviços de saúde, Mestrando da Especialidade Médico-Cirúrgica em doente crítico. Enfermeira de Referência na prevenção e tratamento de feridas complexas CHUSJ, Membro de direção da ATPferidas. Formadora do Grupo de Viabilidade Tecidular APTFeridas e em outras entidades.
Professora Adjunta Principal / Professora Auxiliar no IPSN, CESPU, Doutora em Educação, Mestre em Ciências da Enfermagem, Especialidade em Enfermagem Comunitária. Leciona e acompanha trabalhos na área da Geriatria e Gerontologia. Foi formadora da ARS, Norte sobre Cuidados Domiciliários. Investigadora no IINFACTS. Tem desenvolvido trabalho e continua na área da Geriatria e Gerontologia. Presidente do Conselho Pedagógico da ESSVS. Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas e capítulos de livros. Organizou e participou em comissões científicas em vários eventos Científicos.
Enfermeiro desde 2000, a exercer funções na Unidade de Queimados do CHSJ desde 2016. Com Curso de Mestrado em Gestão e Administração de Serviços de Saúde e Pós-graduação em Supervisão Clínica. Desde 2008 tem-se envolvido em diversos projetos na área das feridas, mais concretamente no doente vítima de queimadura. Membro efetivo da GAIF. Grande consumidor de publicações e eventos científicos que versem o tema “feridas”. Nos tempos livres é bombeiro voluntário numa corporação do grande Porto.
Enfermeira Hospital da Prelada, Mestre em Ciências de Enfermagem, Doutoranda em Ciências de Enfermagem, Pós-graduação em supervisão clínica de Enfermagem, Pós-graduação em feridas, ostomias e incontinências. Membro APTFeridas e coordenadora do grupo Úlceras por Pressão. Masterclass em UPP Universidade Ghenth. Publicação de vários artigos relacionados com feridas. Formadora em várias entidades formativas. Participação em congressos como congressista, como palestrante e como membro da comissão científica e organizadora.
Enfermeira Estomaterapeuta no CH São João. Foi Cofundadora e vice-presidente da Associação de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia. Possui o Curso de “Experto en Estomaterapia” pela Universidade de Navarra. Tem vários trabalhos científicos publicados em Conferências, Congressos e Capítulo de Livro.
Enfermeira com Pós Graduação em avaliação e intervenção em feridas. Exerce funções no serviço de radioterapia externa do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil – EPE. Possui longa e vasta experiência na gestão de complicações da Radioterapia e ferida maligna. Faz parte de grupos de trabalho que se dedicam à elaboração de consensos na abordagem da radiodermite e participa ativamente no movimento associativo na área das feridas e da enfermagem em oncologia. Tem desenvolvido trabalhos de investigação na área da agressão cutânea por radioterapia externa. As suas principais áreas de interesse são a radiodermite, ferida maligna e cuidados à pele.
Enfermeiro, exerce funções na USF Corino de Andrade no ACES Grande Porto IV. Vice-presidente da APTFeridas, Mestre em Feridas e Viabilidade tecidular e Pós-Graduado em Cuidados Avançados em Feridas, Ostomias e Incontinência. Formador em Feridas em várias entidades formativas. Participou, organizou e palestrou em vários eventos científicos relacionados com Tratamento de Feridas.
Enfermeiro a exercer funções na Unidade de Cuidados na Comunidade Vallis Longus, onde é responsável pela Equipa de Cuidados Continuados Integrados. Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Pós-Graduação em Ostomias, Incontinência e Tratamento Avançado de Feridas pela Universidade Católica. Vice-Presidente do Grupo Associativo de Investigação em Feridas. Formador na área de Viabilidade Tecidular e Tratamento de Feridas em várias instituições formadoras.
Psicólogo Clínico. Psicoterapeuta. Docente no IPSN-CESPU. Formador em várias Universidades Séniores no Âmbito da Educação Emocional para seniores. Colonista da Dratfworld Maganize, escrevendo quinzenalmente artigos de opinião no âmbito da Educação para a saúde e psicologia na Dratfworld Maganize.
Licenciado em Enfermagem, Mestre em Enfermagem de Médico Cirúrgica, Pós-Graduação em: Cuidados Intensivos e Emergência; em Sistema de Informações em Enfermagem e Intervenção Avançada em Feridas. Doutorando em Ciências de Enfermagem com trabalho no conhecimento da Enfermagem relativa à pessoa com compromisso no processo Tegumentar. Enfermeiro no Hospital de Braga no serviço de Urgência.