O Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico pretende capacitar profissionais para planear, executar e gerir atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção.
O contexto atual do setor da saúde exige, dos profissionais que nele operam, o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes capazes de responder à necessidade de mudança do paradigma do seu modelo de disponibilização de cuidados, condicionada por vários fatores dos quais se destacam o envelhecimento populacional, a maior preferência do bem saúde em relação a outros bens e os fatores socioeconómicos e culturais. Decorrentes desta mudança, os desafios que hoje se colocam a todos os profissionais, nas diversas áreas, são imensos, colocando ao seu exercício profissional um repto maior. Os secretários clínicos desempenham um papel fundamental na imagem da instituição que representam, pois é com este profissional que o cliente estabelece o primeiro contacto. Deles também se exigem, para além de competências administrativas, outras relacionadas com a gestão, a informática, a literacia e a legislação em saúde, assentes num código de conduta e na proteção de dados.
São atividades principais do Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico:
a) Colaborar na prestação de serviços de qualidade contribuindo para a melhoria contínua da organização;
b) Propor e implementar medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e as melhores práticas;
c) Planear a execução, de modo independente, as atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção;
d) Registar dados clínicos e outros nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde;
e) Prestar ao cliente e à equipa multiprofissional uma colaboração responsável e assertiva, adaptada à condição de saúde da pessoa, ao contexto e ao serviço;
f) Desenvolver atividades de secretariado clínico de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa;
g) Prestar um atendimento fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa,
h) Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados;
i) Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático;
j) Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e os clientes;
k) Colaborar nos procedimentos de gestão de recursos humanos;
l) Colaborar na gestão contabilística da organização.
NOTA: O CTeSP em Secretariado Clínico terá em funcionamento, desde que reunidas as condições mínimas, uma turma nas instalações da ESSVA (Vila Nova de Famalicão) e outra nas instalações da ESTeSTS(Gandra - Paredes).
Registo DGES: R/Cr 60.2/2020
Confere diploma de técnico superior profissional
Podem candidatar-se a um CTeSP: - Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; - Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa; - Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional. As condições específicas para concorrer a cada curso técnico superior profissional são fixadas pelas respetivas instituições de ensino superior, em função da área em que o curso se insere. Os concursos são realizados por cada instituição de ensino superior.
O Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico está capacitado para um trabalho interdisciplinar na área da saúde. Durante a formação, o estudante desenvolve um conjunto de habilidades e competências em secretariado clínico, em comunicação, na utilização de sistemas de informação específicos dos contextos clínicos que lhe permite exercer funções em instituições de saúde distintas, ao nível dos cuidados de saúde primários ou diferenciados, públicos ou privados, nomeadamente, centros de saúde/unidades de saúde familiares, hospitais, unidades de cuidados paliativos, unidades de cuidados continuados, clínicas de saúde, lares, centros sociais, entre outros.
Português
Esc. Sup. Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa - Gandra
2/A
2 anos - 4 semestres - 120 ECTS
D
Tempo integral
(*) A = Ano(s), S = Semestre(s)
(**) D = Diurno, N = Noturno
Unidade curricular | Área científica | Regimea) | Horasb) | ECTS | Obs.c) | ||||||||
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T | TP | PL | P | OT | TC | E | S | O | |||||
Desenvolvimento pessoal | Desenvolvimento Pessoal | 1º/S | 40 | - | - | - | - | - | - | - | - | 4 | |
Fundamentos de secretariado clínico | Secretariado e Trabalho Administrativo | 1º/S | 12 | 24 | - | 24 | - | - | - | - | - | 6 | |
Humanização do atendimento em saúde | Secretariado e Trabalho Administrativo | 1º/S | 9 | - | - | 21 | - | - | - | - | - | 3 | |
Língua Inglesa | Línguas e Literatura Estrangeira | 1º/S | 40 | - | - | - | - | - | - | - | - | 4 | |
Organização e gestão em saúde | Gestão e Administração | 1º/S | 12 | - | - | 48 | - | - | - | - | - | 6 | |
Terminologia em saúde | Saúde - programas não classificados noutra área de formação | 1º/S | 15 | - | - | 15 | - | - | - | - | - | 3 | |
Ética profissional | Filosofia e Ética | 1º/S | 40 | - | - | - | - | - | - | - | - | 4 | |
Acessibilidade e equidade em saúde | Saúde - programas não classificados noutra área de formação | 2º/S | 30 | - | - | - | - | - | - | - | - | 3 | |
Assessoria e técnicas de secretariado clínico | Secretariado e Trabalho Administrativo | 2º/S | 12 | 24 | - | 24 | - | - | - | - | - | 6 | |
Comportamento organizacional | Psicologia | 2º/S | 30 | - | - | - | - | - | - | - | - | 3 | |
Higiene e segurança no trabalho | Segurança e Higiene no Trabalho | 2º/S | 40 | - | - | - | - | - | - | - | - | 4 | |
Logística em saúde | Gestão e Administração | 2º/S | 12 | - | - | 28 | - | - | - | - | - | 4 | |
Noções gerais de metodologia científica | Estatística | 2º/S | 40 | - | - | - | - | - | - | - | - | 4 | |
Políticas, sistemas e serviços de saúde | Saúde - programas não classificados noutra área de formação | 2º/S | 12 | - | - | 48 | - | - | - | - | - | 6 |
Unidade curricular | Área científica | Regimea) | Horasb) | ECTS | Obs.c) | ||||||||
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T | TP | PL | P | OT | TC | E | S | O | |||||
Literacia em saúde e multimorbilidades | Saúde - programas não classificados noutra área de formação | 1º/S | 12 | - | - | 28 | - | - | - | - | - | 4 | |
Primeiros socorros e suporte básico de vida | Saúde | 1º/S | - | - | - | 40 | - | - | - | - | - | 4 | |
Protocolos em saúde | Secretariado e Trabalho Administrativo | 1º/S | 9 | - | - | 21 | - | - | - | - | - | 3 | |
Sistemas informáticos de registo e referenciação | Informática na ótica do utilizador | 1º/S | 12 | - | - | 48 | - | - | - | - | - | 6 | |
Subsistemas de saúde, acordos e comparticipações | Saúde - programas não classificados noutra área de formação | 1º/S | 21 | - | - | 49 | - | - | - | - | - | 7 | |
Tecnologias de informação e comunicação em saúde | Informática na ótica do utilizador | 1º/S | 10 | - | - | 50 | - | - | - | - | - | 6 | |
Estágio | A | 10 | - | - | - | - | - | 700 | - | - | 30 |
A: Anual; S: Semestral
T: Teóricas; TP: Teórico-práticas; P: Práticas; PL: Práticas-laboratoriais; S: Seminário; E: Estágio; OT: Orientação tutória; O: Outras
o) Opcional
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